terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Artista plástico vítima de tiro em Santarém morre após parada cardiorrespiratória no HMS

Apolinário Oliveira precisou voltar ao hospital na segunda-feira (30), devido complicações no pós-operatório. Na tarde de hoje sofreu parada cardiorrespiratória.
O artista plástico Apolinário Oliveira morreu na tarde desta terça-feira (1), após sofrer parada cardiorrespiratória no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, após passar por nova cirurgia. Ele havia sido operado a primeira vez após receber um tiro que atingiu o rim do lado esquerdo e o intestino, durante comemoração da vitória do candidato a vereador Aguinaldo Promissória, dia 15 de novembro, em um hotel no bairro Liberdade, em Santarém, oeste do Pará.
Apolinário havia recebido alto há pouco mais de uma semana, mas complicações no pós-operatório o levaram de volta ao HMS. Ele passou por exames e foi avaliado por um especialista ainda na tarde de segunda-feira e ficou definido que hoje ele passaria por novo procedimento cirúrgico, como de fato ocorreu.
Nota do HMS
"É com pesar que a direção do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) confirma o falecimento do Sr. Manoel Apolinário Oliveira, 50 anos, ocorrido na tarde de hoje, 1º de dezembro. O paciente passou por um procedimento cirúrgico e após a cirurgia houve uma parada cardiorrespiratória. Por se tratar de um caso envolvendo arma de fogo, o corpo será encaminhado para o IML. Neste momento de tristeza prestamos condolências aos familiares e amigos".
O crime que resultou na morte de Apolinário Oliveira segue sem solução. Um inquérito foi instaurado, mas a polícia não informou o nome do autor do disparo. Ele se apresentou espontaneamente na delegacia, acompanhado de advogado, na semana do crime. Entregou a arma e não teve a prisão decretada porque já havia passado o flagrante.
Entenda o caso
No dia em que recebeu alta do HMS, Apolinário contou ao G1 que no dia em que levou o tiro, estava comemorando a vitória do amigo de infância que foi eleito vereador de Santarém. Porém, percebeu que um homem, com roupa preta, apresentava um comportamento estranho, sempre inquieto.
Em um determinado momento, segundo o artista, o homem se desentendeu com um outro homem e no meio da confusão, Apolinário que não tinha nada a ver com a discussão, acabou sendo atingido.
“De repente eles começaram a discutir e ele puxou a pistola e atirou na minha direção, mesmo tentando cair, me afetou, causando esses ferimentos”, contou.
O artista contou ainda que não conhece a pessoa que o feriu com o tiro e que não tem desentendimentos com ele, porém durante as comemorações ele chegou a ouvir alguns comentários questionando sua presença no local.
Segundo Apolinário, o questionamento era pelo fato de o artista ser apoiador de um candidato à prefeitura de Santarém que é de um partido que não é o mesmo no qual o amigo que se elegeu ao cargo de vereador é filiado.
O caso foi registrado na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil. O autor do disparo já se apresentou à polícia com seu advogado e entregou a arma utilizada no crime.
Ao G1, a polícia informou que solicitou imagens do local onde aconteceu o disparo, assim como relacionou todas as pessoas que estavam presentes para prestar depoimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.