A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Prefeitura de Rurópolis e Hospital de Amor, de Barretos (SP).
A Carreta do Hospital de Amor, em parceria com a Secretaria de Saúde e Prefeitura de Rurópolis, sudoeste do Pará, realizará na próxima quinta-feira (23), uma ação de combate ao câncer no município.
Na oportunidade serão ofertados atendimentos para coletas de PCCU (exame preventivo), PSA, avaliação de lesões na pele sugestivas de câncer de mama e vacinação em geral.
De acordo com a nota da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os atendimentos serão distribuídos da seguinte forma:
PCCU (preventivo): 60 vagas para mulheres entre 25 e 64 anos;
Avaliação de lesões na pele: 40 vagas destinadas ao público em geral.
A vacinação estará disponível para a toda a população com idade acima de 6 meses.
Para agendar o atendimento, os interessados precisam ir até à UBS Neli Loeblein, no bairro Centro ou à UBS Alvorada, localizada no bairro Alvorada, com documento de identificação, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.
Sobre o Hospital de Amor
Na década de 1960, o único hospital especializado para tratamento de câncer estava na capital do estado de São Paulo e os pacientes que apareciam com a doença, no Hospital São Judas Tadeu, em Barretos, eram, em sua maioria, previdenciários de baixa renda, com alto índice de analfabetismo. Por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento na capital, por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação.
Este pequeno hospital contava com apenas quatro médicos: Dr. Paulo Prata, Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. Eles trabalhavam em tempo integral, dedicação exclusiva, caixa único e tratamento personalizado. Filosofia de trabalho que promoveu o crescimento da Instituição.
Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.
No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraça a ideia do pai e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região realiza mais uma parte do projeto. O pavilhão Antenor Duarte Villela, onde funciona o ambulatório do novo hospital é inaugurado em 6 de dezembro de 1991.
Dando sequência ao projeto que vem ganhando grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, outras áreas do hospital estão sendo construídas para atender gratuitamente os pacientes com câncer que chegam até nós.
Em novembro de 2017, a instituição assumiu como nome o apelido pelo qual já era conhecido entre seus pacientes, familiares, médicos e parceiros, passando a se chamar "Hospital de Amor".
A entidade busca a excelência no atendimento médico hospitalar, através de ações humanizadoras, constante aperfeiçoamento técnico e profissional, divulgação científica do ensino e pesquisa, o que nos permite absorver a crescente demanda e com isso realizar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
*Colaborou William Kobs, de Rurópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.