quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Banco Central eleva projeção do PIB de 2024 para 3,5%

Para 2025, estimativa de crescimento da economia brasileira também foi revisada, passando de 2% para 2,1%

Banco Central do Brasil

O Banco Central elevou a projeção de crescimento da economia brasileira em 2024 de 3,2% para 3,5%. Para 2025, a estimativa do PIB (Produto Interno Bruto) passou de 2% para 2,1%. 
Os dados constam do RTI (Relatório Trimestral de Inflação), divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Banco Central.
“A revisão da projeção de crescimento anual em 2024 reflete, sobretudo, a surpresa positiva no resultado do terceiro trimestre e a revisão das séries históricas do PIB e de seus componentes”, diz o documento.
Banco Central eleva projeção do PIB para 3,5%
O BC reiterou que, apesar das projeções mais altas, a expectativa para o ano que vem é de arrefecimento da economia. 
“Permanece a perspectiva de desaceleração da atividade, em razão de fatores como o maior grau de aperto esperado para a política monetária e a expectativa de um menor impulso fiscal, entre outros”, indicou.
Segundo o IBGE, o PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao trimestre imediatamente anterior.
Inflação
O Banco Central também aumentou a projeção de inflação de 2026 de 3,3% para 3,6%. 
A estimativa segue o cenário de referência, que considera a trajetória de juros do relatório Focus e a evolução do dólar conforme a paridade do poder de compra.
As projeções para o IPCA de 2024 e 2025 - de 4,9% e 4,5%, respectivamente - não foram alteradas na comparação com o comunicado e a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). 
Na semana passada, o colegiado decidiu aumentar a taxa Selic em 1 ponto percentual, de 11,25% para 12,25%, e sinalizar mais duas altas da mesma magnitude nas próximas reuniões.
O BC também continua esperando inflação de 4% no acumulado de quatro trimestres até o segundo trimestre de 2026, horizonte relevante da política monetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.