A Polícia Civil prendeu no final da tarde deste domingo (17) o comandante do empurrador que atingiu estruturas de trabalho da nova ponte em construção, que vai conectar os distritos de Outeiro e Icoaraci, em Belém.
Além dele, a embarcação, de nome Confiança IX, era tripulada por mais seis pessoas.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Fluvial e o comandante foi autuado por colocar em risco a segurança da navegação e causar danos ao patrimônio público.
"Agora, ele vai seguir à disposição do Ministério Público e do Poder Judiciário", frisou o delegado Juliano Corrêa.
Com exceção do comandante, todas as pessoas que estavam à bordo prestaram depoimento na condição de testemunhas.
"Ouvimos todas as pessoas que tinham relação direta e indireta com o empurrador envolvido no fato", disse o delegado.
Documentos da embarcação e da carga transportada serão analisados pela Polícia Civil para verificar, junto aos órgãos competentes, entre eles a Marinha, se a embarcação operava de forma regular.
O acidente desta manhã, envolvendo o empurrador da empresa Majonav e a nova ponte, não vai prejudicar o cronograma das obras. Os trabalhos estão 84% concluídos.
O empurrador Confiança IX foi apreendido pela Polícia Civil e passou por perícia.
Uma equipe da Defesa Civil do Estado esteve nas obras da nova ponte de Outeiro e fez um levantamento para verificar eventuais danos provocados.
A Polícia Científica do Pará também realizou a perícia na área atingida pelo empurrador.
O laudo vai ajudar no inquérito policial sobre o caso.
"Os procedimentos consistiram na inspeção visual, no primeiro momento.
Durante essa inspeção, nós fazemos a coleta dos vestígios resultantes do impacto da embarcação com a ponte.
Estes vestígios são coletados e somados às informações que nós vamos coletar nos projetos", explica Orley de Moraes Cruz, engenheiro civil, perito criminal e coordenador da Perícia de Engenharia Legal da Polícia Científica.
Danos materiais
A ponte em construção fica sobre o Furo do Maguari.
A estrutura vai conectar o bairro Brasília, no distrito de Outeiro, ao bairro Cruzeiro, em Icoaraci, reduzindo a distância e o tempo de deslocamento entre estas áreas.
Segundo Cleyder Razzini, um dos engenheiros responsáveis pela obra, o acidente aconteceu por volta de 7h deste domingo (17), antes do início dos trabalhos, que começaram às 8h. Não havia operários no local.
A colisão da embarcação provocou a perda de equipamentos que são utilizados para puxar cabos, motores e bombas usadas na obra.
Também foram perdidos alguns andaimes onde os funcionários transitam durante o serviço.
Sobre a nova ponte
O projeto do Governo do Pará é executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra).
Com 414 metros de comprimento e 10,5 metros de largura, o trecho central do equipamento público será sustentado por uma estrutura estaiada, composta por cabos de aço que garantem maior resistência e segurança.
O design inovador utilizado na ponte oferece dois vãos de navegação de 117 metros cada, assegurando a fluidez e a proteção do tráfego aquaviário.
A altura de navegação da nova ponte é de 13,90 metros na maré baixa e 11,40 metros na maré alta.
No ponto conhecido como “melhor passagem”, a altura chega a 15,30 metros na maré baixa e 12,80 metros na maré alta.
O gabarito de navegação da nova Ponte Icoaraci/Outeiro está de acordo e respeita todas as exigências das Normas da Autoridade Marítima (NORMAM-303).
Antes do início da obra, foi realizada uma reunião com as empresas que operam no trecho fluvial, onde o projeto foi apresentado. Posteriormente, todas enviaram anuência formal confirmando que as dimensões atendem às necessidades de navegação.
A construção da nova ponte gera 120 empregos diretos e cerca de 200 indiretos, impulsionando a economia local.
Além de melhorar a mobilidade, o projeto vai facilitar o acesso às praias de Outeiro, um dos destinos turísticos mais procurados da região.
Texto: Denilson d’Almeida, com informações de Monique Leão e Paulo Garcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.