terça-feira, 13 de agosto de 2024

"Eles não sentiram dor", diz médico legista sobre vítimas

Em entrevista ao um canal, o médico legista Dr. Antônio Nunes revelou que as vítimas do acidente aéreo em Vinhedo não sentiram dor.
Após cinco dias do trágico acidente aéreo, que ocorreu em Vinhedo (SP) deixando 62 vítimas, os trabalhos médicos de investigação continuam sendo realizados para identificar as causas do acidente. E a força-tarefa da Polícia Técnico-Científica de São Paulo já concluiu as necropsias dos 62 corpos do acidente do voo 2283, da Voepass.

Casal é preso por homicídio e ocultação de cadáver


Agentes de Abel Figueiredo prenderam um casal em flagrante após investigações sobre o desaparecimento de um homem.
Apena por ocultação de cadáver no Brasil está prevista no artigo 211 do Código Penal. Ela é aplicada a quem oculta ou impede que se descubra a localização de um corpo, independentemente de ter participado do crime que causou a morte. A ocultação de cadáver visa dificultar as investigações e pode causar sofrimento adicional às famílias das vítimas.

Pedido de registro de candidaturas a vereador em Santarém por 13 partidos chega a 248; confira declarações de bens


Mais um grupo de candidatos de sete partidos a vereador à Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará, registrou as declarações patrimoniais à Justiça Eleitoral. Até o momento, são 248 candidatos por 13 partidos.
O portal de divulgação de candidaturas e contas eleitorais (Divulgacandcontas) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exibe o registro de bens de candidatos a vereador em Santarém, no oeste do Pará, dos partidos MDB, Republicanos, Psol e Rede (federação), PDT, Novo e Solidariedade.
Ja haviam pedido registro de chapas para concorrer a Câmara, os seguines partidos: PRD, PL, PSB, PSDB, PP e Avante.

Até o fechamento desta matéria, no início da tarde desta terça-feira(13), 248 candidatos e candidatas já haviam registrados pedidos junto à Justiça Eleitoral. Apenas os candidatos do União Brasil não fizeram o registro no sistema DivulgaCand.

Herdeiros de famílias com tragédia recente em Santarém estão em guerra por posse de terra

Iran Parente e esposa (à esq) e Promissória: herdeiros em pé-de-guerra. Fotos: Arquivo JC

Herdeiros de duas famílias em Santarém (PA), ambas com histórico recente de tragédia e luto, estão em pé-de-guerra por posse de terra.
No final de semana, familiares de Iran Parente, milionário empresário assassinado, junto com a esposa, em fevereiro de 2020, e de Aguinaldo Promissória, político e também empresário milionário, morto em setembro de 2023, trocaram escaramuças em frente a área em litígio.
Por muito pouco, Parentes e Promissórias não avançaram o sinal civilizatório e enfiaram os pés no terreno da barbárie.
A tendência é de escalada de confronto entre herdeiros e agregados.

Bebê de 3 meses é a única sobrevivente de bombardeio que matou família em Gaza

 


Os pais da criança e oito irmãos morreram em mais um dia de ataques de Israel a Faixa de Gaza nesta terça-feira (13).Uma bebê de 3 meses foi a única sobrevivente de um bombardeio israelense que matou 10 membros de uma mesma família em Abasan, no leste de Khan Yunis, nesta terça-feira (13)."Há apenas uma sobrevivente da família, um bebê. A menina, cujo nome é Rim, tem três meses", disse à AFP um funcionário do hospital Naser, que pediu anonimato.Envolta em um vestido preto e com o rosto cheio de feridas, a menina causou grande comoção no pátio do hospital, ponto de encontro de famílias que procuram seus entes queridos desaparecidos ou que vêm trazer feridos.

Candidatos paraenses podem fazer campanha eleitoral a partir desta sexta-feira

 


Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deliberou especialmente sobre a veiculação de conteúdos gerados por Inteligência Artificial. As campanhas podem ser realizada até 30 de setembro.Os candidatos paraenses que disputarão pelos cargos de prefeito e vereador estão autorizados a partir desta sexta-feira, 16, a realizarem campanha eleitoral. Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deliberou especialmente sobre a veiculação de conteúdos gerados por Inteligência Artificial. As campanhas podem ser realizada até 30 de setembro.Conforme as diretrizes, o uso de "conteúdo sintético multimídia" gerado por IA deve ser claramente sinalizado, independentemente da forma ou do meio em que a propaganda eleitoral será empregada. Em conteúdos para rádio, qualquer som criado por Inteligência Artificial deve conter o aviso aos ouvintes. Para imagens estáticas, é obrigatório o uso de marca d’água identificando a origem da IA. Material audiovisual deve conter tanto um alerta quanto a marca d’água durante a exibição. Nos casos de conteúdos impressos, o aviso deve estar presente em cada página que conter imagens geradas por IA.Caso o candidato não cumpra alguma das regras, poderá ter a propaganda retirada imediatamente, seja por decisão judicial ou por ação dos próprios provedores de serviços de comunicação.

Acordo de Pesca do Arapixuna estabelece regras para proteção dos recursos pesqueiros

Acordo concebido dentro do programa Regulariza Pará pode beneficiar 2 mil pessoas, em 28 comunidades.O Acordo de Pesca da Região de Arapixuna foi entregue de forma simbólica às comunidades pela A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) durante reunião na comunidade Jari do Socorro, em Santarém, oeste paraense, no último dia 10. O documento pode beneficiar 2 mil pessoas, em 28 comunidades do Arapixuna.Durante o encontro, a equipe da Gerência de Pesca, Fauna e Aquicultura (Gefap), da Semas, esclareceu as regras proibitivas do acordo a representantes de associações pesqueiras e lideranças de moradores ribeirinhos. O acordo, que tem como objetivo a conservação dos recursos pesqueiros locais e a preservação do meio ambiente, foi elaborado pelas próprias comunidades com o apoio da Semas, por meio do Programa Regulariza Pará.

Satélite da Nasa registra grande coluna de fumaça no Pará

A Nasa divulgou nesta segunda-feira (12) uma imagem de satélite que mostra uma extensa nuvem de fumaça sobre os estados do Pará e Amazonas. Segundo a agência do governo americano, as fumaças são consequências da seca e desmatamento na região.A imagem foi divulgada por meio das redes sociais e registra uma fumaça densa presente na região de Apuí, no Amazonas, e ao longo da rodovia BR-163, no sul do Pará.“Plumas triangulares fluíam de áreas de desmatamento recente — geralmente adjacentes a estradas secundárias da rodovia principal que criam um "padrão espinha de peixe" de terra limpa quando vistas de cima. As terras desmatadas nesta área são geralmente usadas para pecuária e produção agrícola”, diz a publicação no site Earth Observatory, da Nasa.

Adolescente invade casa de policial e subtrai carregador de pistola e munições; homicida é preso como receptador

No plantão policial desta segunda-feira (12) para terça-feira (13), foi registrado um furto na casa de um policial militar, no bairro Amparo em Santarém. Do local levaram carregador de pistola e munições, além de outros objetos.Em ação conjunta, as policias civil e militar conseguiram identificar um adolescente, contumaz na prática de ato infracional análogo ao crime de furto. O material subtraído foi vendido a um indivíduo que responde por homicídio, inclusive, ele atualmente cumpria prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.O homicida que também tem passagens por roubo e tráfico, além de responder por receptação, vai ser autuado pela posse da munição sem registro e regredir na pena que estava cumprindo. Já o adolescente responderá por um procedimento específico.

48° Festival Folclórico de Santarém: 05 Aros, Bofes e Babados, Furacão Junino e Sedução de Carimbó são os campeões

 

Ao todo, 34 grupos folclóricos foram avaliados pelos jurados nas categorias: quadrilha tradicional, quadrilha humorística, quadrilha estilizada e carimbó.Nesta segunda-feira (12) ocorreram os procedimentos para apuração das notas dos jurados do 48º Festival Folclórico de Santarém, no oeste do Pará. Os campeões foram a Quadrilha 05 Aros (Quadrilha Tradicional), Bofes e Babados (Quadrilha Humorística), Furacão Junino (Quadrilha Estilizada) e Sedução de Carimbó (Carimbó).

Homem morre e outro fica ferido após ataque a tiros na Terra Firme

 

Segundo informações, uma das vítimas teria passagem pela polícia pelo crime de tráfico de drogas.Vitor Cardoso Milho, de 22 anos, morreu na noite desta segunda-feira, 12, após um ataque a tiros no bairro da Terra Firme, e Belém. Além dele, Ariel Kelvin Rocha Alves, de 26 anos, também foi atingido por tiros. O crime ocorreu por volta das 22h, na passagem 24 de dezembro.Relatos de moradores apontam que dois homens, em um carro não identificado, chegaram ao local e atiraram contra as vítimas. Ainda segundo informações, eles seriam moradores da área e estava apenas algumas ruas de onde moravam.Foram ouvidos quatro disparos de arma de fogo. Vitor acabou falecendo ainda no local. Ele não tinha pendências com a justiça.Já Ariel, constava no sistema e tinha passagem por tráfico de drogas. Ele foi atingido por três tiros, dois na nuca e um no rosto. Ele ainda cegou a ser socorrido e encaminhado para o Pronto Socorro do Guamá em estado grave.