terça-feira, 24 de setembro de 2024

Navegação em crise Rio Tapajós baixa 12 cm em 24 horas, em Itaituba; em cinco dias, medições apontam vazante de até 50 cm em localidades no trecho até Santarém


O recuo rápido das águas dos rios Tapajós e Amazonas preocupa as autoridades e leva à declaração de escassez hídrica na região.O alerta feito pelo Portal OESTADONET na semana passada, sobre o rápido recuo das águas no trecho entre Itaituba e Santarém, no Pará, desencadeou uma onda de preocupações entre autoridades locais e federais. A queda significativa nos níveis dos rios Tapajós e Amazonas gerou impactos severos no uso da água, especialmente para a navegação e captação de recursos hídricos.

Pablo Marçal fala sobre agressão de um de seus assessores ao marqueteiro de Ricardo Nunes

Marçal, ao comentar o ocorrido, afirmou que o incidente foi uma reação a uma agressão anterior feita pelo marqueteiro de Nunes.
Na noite desta segunda-feira, 23, um debate eleitoral realizado pelo Flow News envolvendo os candidatos à Prefeitura de São Paulo terminou em confusão. O episódio mais grave ocorreu após uma briga entre o assessor de Pablo Marçal (PRTB), Nahuel Gomez Medina, e o marqueteiro de Ricardo Nunes (MDB), Duda Lima.

Eloá tomava banho na praia Grande, quando foi levada pela correnteza do rio.Uma menina de sete de anos, identificada como 'Eloá', foi encontrada morta em Outeiro, distrito de Belém, nesta segunda-feira (23).A criança estava desaparecida desde domingo (22). Segundo testemunhas, ela e a irmã de três anos tomavam banho na praia Grande, que fica em Outeiro, quando a força da correnteza do rio levou as jovens. O pai, que estava na praia, conseguiu salvar apenas a mais nova.
LINK DO VIDEO
https://globoplay.globo.com/v/12948822/
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo de Eloá foi encontrado cerca de 100 metros de distância do local em que ela desapareceu, após aproximadamente 24 horas de buscas pela menina.

Índice de Progresso Social aponta que Santarém é o melhor lugar do Baixo Amazonas para se viver

O comparativo do Índice de Progresso Social (IPS) nas Zonas de Integração do Pará revelam desigualdades regionais do estado.
Com localização estratégica na confluência dos rios Tapajós e Amazonas, o município de Santarém foi o melhor avaliado da região do Baixo Amazonas no mais novo levantamento do Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil), com nota 57,24 em uma escala que pontua de 0 a 100.O IPS Brasil 2024 é composto por 53 indicadores de fontes públicas. Esses indicadores foram agregados em um índice geral, com nota de 0 a 100.

Com seca severa, Rio Tapajós atinge 1,15 metro e já afeta setor do turismo em Alter do Chão

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou, pela primeira vez, situação crítica de escassez hídrica no rio Tapajó nesta segunda-feira (23); recorde de seca foi em 2023, quando rio chegou a 44 centímetros.Com o nível do rio Tapajós medindo 1,19m em Itaituba e 1,15m em Santarém, na região oeste do Pará, nesta segunda-feira (23), a Agência Nacional das Águas (ANA) declarou, pela primeira vez, situação crítica de escassez hídrica no rio Tapajós, no trecho compreendido entre os dois municípios.De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Tapajós está 1,33m abaixo da marca registrada na mesma data de 2023.

Botos Cor de Rosa e Tucuxi encantam público abordando preservação e tradição no Sairé


O festival é uma homenagem às criaturas místicas que, além de sua beleza, protagonizam diversas histórias do folclore da região.
Neste sábado (21), a vila balneária de Alter do Chão, localizada a 37 km da zona urbana de Santarém, no oeste do Pará, foi mais uma vez palco de um dos eventos folclóricos mais aguardados da região: o Festival dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi do sairé 2024. A celebração aconteceu no Lago dos Botos, reunindo milhares de visitantes e turistas, todos ansiosos pela tradicional disputa entre as duas agremiações que representam os lendários botos amazônicos.
O festival é uma homenagem às criaturas místicas que, além de sua beleza, protagonizam diversas histórias do folclore da região. Com muita música, danças tradicionais e rituais, o evento promove um mergulho profundo na cultura regional, conectando natureza, arte e ancestralidade.