sexta-feira, 26 de setembro de 2025

SEMAS ABRE PROCESSO SELETIVO PARA BRIGADISTAS VOLUNTÁRIOS , FORTALECENDO O PROGRAMA PARÁ SEM FOGO

A formação de brigadas civis voluntárias é uma das ações estratégicas para reforçar a prevenção e o combate a queimadas e incêndios florestais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) publicou, no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (24), o Edital nº 03/2025, que abre o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a formação de brigadas civis voluntárias de prevenção e combate a incêndios florestais. 
Esta iniciativa integra o Programa Pará Sem Fogo, lançado em junho de 2025, que visa fortalecer as ações de prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais no Estado. 

ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SANTARÉM JÁ SOMAM 15 MORTOS EM 2025

Apenas nos nove primeiros meses de 2025, foram registradas 1.180 ocorrências de acidentes, com atendimento a 1.413 vítimas.
Foto : Imagem Ilustrativa
Levantamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) revela um cenário alarmante no trânsito do município. Apenas nos nove primeiros meses de 2025, foram registradas 1.180 ocorrências de acidentes, com atendimento a 1.413 vítimas.
No mesmo período, 15 pessoas perderam a vida, aproximando-se do total de 23 óbitos de todo o ano passado.
Abril liderou o ranking de acidentes, com 185 registros, seguido de março (153) e agosto (149).
Em relação às mortes, março foi o mês mais violento, com cinco vidas perdidas, enquanto abril registrou três.

JUÍZES DO PARÁ TERÃO GRATIFICAÇÃO PARA ATUAR EM COMARCAS DE DIFÍCIL PROVIMENTO

Medida do TJPA segue resolução do CNJ e busca fixar magistrados em regiões isoladas, mas servidores ainda ficaram de fora do benefício

Em uma medida que visa enfrentar a histórica dificuldade de fixação de juízes em regiões remotas do Pará, foi sancionada nesta quarta-feira (24), a Lei nº 11.182/2025, que institui uma gratificação especial por lotação e residência em comarcas consideradas de difícil provimento. 
O benefício, que será pago a magistrados que estiverem efetivamente residindo e atuando nessas localidades, representa um acréscimo de 10% sobre o subsídio mensal dos juízes.

GARIMPEIRO MORRE SOTERRADO APÓS DESLIZAMENTO DE TERRA NO GARIMPO MAMOAL , EM ITAITUBA

Um garimpeiro identificado como Juesley Ferreira da Silva, de 30 anos, natural de Itaituba, morreu após ser soterrado por um deslizamento de terra no garimpo Mamoal.

O acidente ocorreu na manhã de quarta-feira (24), por volta das 11h.
De acordo com informações, Juesley havia sido contratado para realizar uma diária no local e, pouco depois de iniciar o trabalho com o bico jato, uma barreira de terra desmoronou. 
Dois garimpeiros foram atingidos.