terça-feira, 13 de agosto de 2013

Revisão do PPA: Obras de infraestrutura são as principais demandas da região

Por Silvia Vieira
Auditório da UEPA ficou lotado de lideranças do oeste paraense.Convidados pelo governo do Estado para a audiência pública para revisão do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 e elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2014, prefeitos de municípios da região oeste aproveitaram a oportunidade para apresentar as demandas de suas cidades na expectativa de assegurar recursos estaduais para conclusão de obras em andamento e inclusão de projetos para execução nos próximos anos. A grande maioria solicitou a inclusão de obras de infraestrutura no PPA e aparelhamento de unidade de saúde e escolas em reforma.
Henderson Pinto e Jailson Duarte, prefeito de Mojuí dos Campos.
Henderson Pinto e Jailson Duarte, prefeito de Mojuí dos Campos.
O prefeito do município de Mojuí dos Campos, Jailson Campos, por exemplo, pleiteou recursos e máquinas para obras de infraestrutura de ramais. “Recebemos o município de Mojuí com mais de 800 quilômetros de ramais e estradas vicinais sem condições de trafegabilidade. Estamos sem máquinas para executar os serviços e no governo passado, os 143 município foram contemplados com doação de máquinas, exceto Mojuí dos Campos. Esperamos que agora o nosso município seja contemplado, já que o forte da nossa economia é a agricultura e para escoar a produção os produtores precisam de estradas em boas condições de tráfego”, afirmou.
Dilma Serrão: prefeita de Belterra.
Prefeita Dilma de Belterra
Sérgio Monteiro, prefeito de Monte Alegre, parabenizou o governo do estado pela iniciativa oportuna de discutir com os municípios as demandas que podem ser inseridas no PPA e no Orçamento Geral do Estado. De acordo com Sérgio Monteiro, um dos problemas do município que é a comunicação com o restante dos municípios da região está sendo resolvida com a pavimentação da PA 255 que liga a Calha Norte ao restante do oeste do Pará. “Dentro da infraestrutura, existe um anseio muito grande da população da Calha Norte pelo rebaixamento do linhão de Tucuruí. A linha de transmissão atravessa a Calha Norte e ainda assim, as lamparinas continuam sendo usadas. Acredito que embora seja uma obra do governo federal, o governo do estado pode interceder por nós da Calha Norte para que a gente possa avançar no sentido do desenvolvimento e da indústria”, destacou.
Dilma Serrão: prefeita de Belterra.
A prefeita de Belterra, Dilma Serrão, acompanhada de secretários municipais, levou para a reunião a demanda referente ao abastecimento de água. “Nós estamos aqui para buscar recursos para o abastecimento de água tanto na área urbana quanto rural do município de Belterra. Precisamos de uma ampliação emergencial dos microssistemas. Outro ponto fundamental que nós queremos é o apoio do governo do estado para a Casa Familiar Rural. Temos hoje uma turma de 68 anos que precisa do apoio do governo para concluir o curso. O município tem custeado com ajuda dos pais dos alunos, mas precisamos desse suporte do governo do estado para a educação dos jovens que vivem no campo”, enfatizou.
Sérgio Monteiro: prefeito de Monte Alegre.
Prefeito Sérgio Monteiro de Monte Alegre
Com relação às obras de reforma do Hospital Municipal de Belterra com recursos do governo do estado, Dilma Serrão informou que os trabalhos de construção do centro cirúrgico se arrastam há quase três anos. “A demora na conclusão dessas obras fica até ruim para o governo do Estado. Então, além de cobrar celeridade na conclusão dessas obras, nós também queremos que o governo assegure o aparelhamento do centro cirúrgico uma vez que o município não tem condições financeiras de equipá-lo”, disse.

O prefeito de Santarém, Alexandre Von, defendeu a conclusão da segunda parte do estádio Colosso do Tapajós e do Ginásio Poliesportivo, que estão em andamento no município. Solicitou aporte de recursos para o Terminal Hidroviário de Santarém e Centro de Convenções. Em âmbito regional, solicitou a inclusão de recursos do OGE para a pavimentação de 80 km de rodovia estadual na Calha Norte, no Amazonas, ligando Santarém a Monte Alegre. Além da pavimentação da PA 370, no trecho da Hidrelétrica de Curuá-Una até a Transamazônica.
De acordo com a secretária estadual de Planejamento, Orçamento e Finanças, Maria do Céu, estão previstos para serem aplicados pelo Estado até 2015, cerca de R$ 30 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.