quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Professora Glória: “Fui vítima de perseguição política”

Glória Maria foi destituída do cargo de diretora de 5ª URE de Santarém 

Professora Glória Maria

Professora Glória MariaA interferência política traduz a atual realidade da educação em Santarém, onde no início do segundo semestre deste ano, várias denúncias de problemas de estrutura em escolas públicas vieram à tona a nível regional e nacional. Diante dos fatos, no início desta semana aconteceu a troca de direção da 5ª Unidade Regional de Educação (URE), em Santarém, depois de publicada uma entrevista com a professora Glória Maria Costa, na edição da última sexta-feira, 04, no Jornal “O Impacto”.
Durante a entrevista, professora Glória falou das divergências existentes junto à vice-prefeita de Santarém, Maria José Maia. Após a publicação da entrevista, a educadora foi deposta do cargo da direção da 5ª Unidade Regional de Educação (URE).
Fontes informaram que o motivo da demissão da professora Glória da direção da 5ª URE teria sido retaliação por parte do grupo político da vice-prefeita de Santarém, após a educadora tecer duras críticas direcionadas a Maria José Maia, irmã do deputado federal Lira Maia. As divergências entre a então diretora da 5ª URE e a vice-prefeita Maria José teriam sido presenciadas por alguns funcionários públicos.

Os motivos dos problemas sofridos pela professora Glória teriam sido provocados pela vice-prefeita, pelo fato da ex-diretora não acatar algumas ordens que partiam de Maria José Maia. O não entendimento entre as partes provocou a queda da até então diretora da 5ª URE.
Professora Glória Maria confirmou que a demissão teve a ver com divergências políticas. “Lamentavelmente a política partidária ainda interfere na escolha do diretor da URE. Isso é notório. Então, quando algum político ou partido acha que o diretor não está sendo obediente aos seus interesses, eles procuram mudar. Mas, nós temos um papel voltado para a educação, então, eu vou escolher o partido da Educação independente de partido político”, declarou.
A posse do novo diretor da Unidade Regional de Educação, em Santarém, professor Dirceu Amoedo, que estava exercendo o cargo de diretor da Escola Pedro Álvares Cabral, aconteceu na segunda-feira, 7.
Questionada se a 5º URE mesmo sendo um órgão atrelado a Seduc sofria interferências na direção por parte da Prefeitura de Santarém, a professora Glória fez o seguinte comentário: “Vou resumir te respondendo o seguinte: A direção da 5ª URE é uma indicação política! Portanto, por mais que o gestor de URE esteja desenvolvendo um bom trabalho em prol da educação, mas não esteja atendendo o interesse do político ou grupo político, você dança. As coisas só poderão mudar quando houver eleição para o gestor de URE ou USES, assim como acontecem nas escolas. A Comunidade Escolar elegendo seus representantes”, declarou professora Glória Maria.
VICE-PREFEITA: Ao ser interrogada sobre sua relação com a vice-prefeita de Santarém, Maria José Maia, professora Glória Maria falou o seguinte: “Minha relação é cordial com qualquer pessoa seja ela quem for. Trato todos com respeito para que eu possa também ser respeitada. Apesar de nossas divergências de pensamentos temos que nos respeitar. Afinal, somos diferentes um dos outros, portanto, não podemos ter os mesmos pensamentos. Sou profissional e, acima de tudo, sou cidadã que tem como qualquer outro cidadão  direitos e deveres a cumprir”, finalizou.
Após a mudança na direção, Glória Maria foi remanejada para o Comitê Pacto Pela Educação, onde está atuando como presidente.“Vou torcer para que tudo dê certo e vou dar o melhor de mim no Comitê“, explicou a professora.
Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.