quarta-feira, 28 de maio de 2014

Presidente da OAB pede afastamento do delegado do caso do Triplo Homicídio em Itaituba

O pedido foi feito por meio de ofício encaminhado ontem, 26, ao Delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Pará, Rilmar Firmino, com cópia para o Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes. Em documento, assinado pelo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, pediu o afastamento do Delegado de Polícia Civil Silvio Birro Duarty Neto(foto), responsável pela apuração do triplo homicídio, ocorrido na data de 22 de fevereiro do presente ano, o qual vitimou a advogada Leda Martha Lucyk dos Santos, sua filha de 09 anos e sua secretária, Hellen Taynara Siqueira Branco. A OAB pediu ainda que seja designado novo delegado para apurar o caso, cujo o executor até hoje não foi capturado.
Leia a íntegra do ofício:
"Ofício no 095/2014 – ASS. JUR. Belém, PA, 26 de maio de 2014.
A Sua Excelência o Senhor
Dr. RILMAR FIRMINO DE SOUSA
Delegado Geral de Polícia Civil do Estado do Pará
NESTA
c/c
A Sua Excelência o Senhor
Dr. LUIZ FERNANDES ROCHA
Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social
Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 – Batista Campos – 66.023-700
NESTA
Senhor Delegado Geral,
Cumprimentando-o cordialmente, vimos solicitar a Vossa Excelência o afastamento do Delegado de Polícia Civil Silvio Birro Duarty Neto da apuração do triplo homicídio ocorrido na data de 22 de fevereiro do presente ano, o qual vitimou a advogada Leda Martha Lucyk dos Santos, sua filha de 09 anos e sua secretária, Hellen Taynara Siqueira Branco.
Isto porque, a Subseção da OAB de Itaituba não tem tido conhecimento de nenhuma mobilização, bem como não temos obtido retorno acerca da apuração do referido caso, sendo que, inclusive, pessoas da própria cidade têm realizado diligências particulares, com o objetivo de capturar Dejacir Ferreira de Souza, apontado como executor dos homicídios, o que culmina em uma total situação de descrédito e falta de confiança em relação à atuação do referido Delegado.
Vale dizer que o triplo homicídio já completou 90 dias e, até o momento, todas as diligências efetuadas não levaram à captura do assassino, pelo que requeremos providências enérgicas por parte desta Delegacia Geral de Polícia do Estado do Pará, no sentido de afastar o DPC Silvio Birro e designar um novo Delegado para atuar no presente caso.
Ademais, solicitamos a V. Exa., enquanto instituição, uma informação detalhada acerca  andamento das investigações.
Certos de vossa atenção, renovamos votos de elevada estima e distinguido apreço.
Atenciosamente,
JARBAS VASCONCELOS
Presidente da OAB/PA"
Fonte: OAB/Junior Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.