terça-feira, 24 de outubro de 2017

Conselho Comunitário denuncia crime ambiental no Lago do Maicá


Um canal que está sendo aberto no Lago do Maicá tem preocupado o Conselho Comunitário do bairro Pérola do Maicá, em Santarém. O desvio foi iniciado no dia 21 de outubro por uma escavadeira e tem aproximadamente 300 metros. Segundo o Conselho, isso pode causar consequências para o lago, que está dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA). 
A presidente da entidade disse que no dia 22 de outubro passou pelo local, percebeu a situação e questionou a pessoa que operava a máquina. Ele é morador do bairro. “Eu perguntei pra ele se ele tinha a autorização para fazer a escavação. Ele disse que não tinha porque foi a comunidade que tinha pedido, mas ele não quis comprometer ninguém. Ele trabalhou lá no sábado e domingo”, disse Neuba Farias. 
Nesta manhã membros dos conselhos comunitários de bairros que integram a grande área do Maicá estiveram no lago. 
O Conselho acredita que essa obra deveria primeiramente passar por um estudo de impacto ambiental antes de iniciar. A denúncia do caso ainda não foi formalizada oficialmente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e ao Ministério Público, mas o procedimento deve ser feito ainda essa semana. 

Mobilização dos pescadores 

Para o morador do bairro, Manoel da Conceição, o desvio tem o objetivo de favorecer o desembarque de peixe e cargas no porto da comunidade. 
A iniciativa de fazer o desvio partiu dos próprios pescadores, pois a categoria sofre durante a estiagem carregando isopores, redes de pescas e demais produtos nas costas. 
Para verificar se podem dar continuidade e suprir uma necessidade da categoria, os pescadores devem se mobilizar e ir até a Semma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.