quarta-feira, 22 de abril de 2020

Idoso morto por covid-19 teve velório e enterro abertos ao público em Óbidos

Idoso morto por covid-19 tem velório e enterro abertos ao público em ÓbidosUm idoso de 70 anos que morreu por covid-19 em Óbidos (PA), e cuja doença foi confirmada nesta terça-feira (21) pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), teve o velório e enterro abertos ao público na cidade. É primeiro óbito registrado oficialmente no município
O risco de contaminação pelo coronavírus preocupa os moradores. Entre 20 a 30 pessoas teriam participado das cerimônias fúnebres, ocorridas no último dia 14 (velório) e 15 (enterro), quando o idoso foi sepultado por volta das 8h no cemitério urbano de Óbidos.
O Ministério da Saúde orienta que falecidos por coronavírus podem ser enterrados ou cremados, mas os velórios que juntem muitas pessoas em um ambiente fechado não são recomendados. O protocolo recomenda também que o caixão deve permanecer fechado e pessoas do grupo de risco da doença não participem das cerimônias.
Peixeiro conhecido como Lucas, o idoso foi a óbito por suposta pneumonia aguda. Era diabético, portanto mais um critério que, além da idade, o enquadrava no grupo de risco para coronavírus, conforme fonte próxima da família revelou ao Blog do Jeso.
Só hoje a Semsa informou aos familiares da vítima que a causa da morte foi por infecção de covid-19.
Monitoramento inexistente
Procurada, a assessoria da Prefeitura de Óbidos não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço fica aberto para o contraponto.
Pelo menos 2 pessoas que participaram do velório e enterro de Lucas relataram ao Blog do Jeso que até agora não foram procurados pela Semsa com orientações de como devem proceder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.