quarta-feira, 20 de maio de 2020

Covid-19: Marcos Pontes anuncia novos testes com remédio Annita

Droga é a aposta do ministro no combate à doença.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou que o governo iniciará uma segunda rodada de testes com o vermífugo Annita, julgado por ele como promissor no combate ao coronavírus.
A droga nitazoxanida, vendida no Brasil sob a marca Annita, ganhou destaque ao ser mencionada por Pontes em meados de abril. Desde então, 500 pessoas passaram por um ensaio clínico com o medicamento. Agora, o segundo protocolo deve ter o mesmo número de participantes.
Para tal, Pontes solicitou à população que participe dos testes, que estão sendo realizados em 17 hospitais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Manaus e Curitiba.
"In vitro é uma coisa, quando testa num organismo inteiro é outra. Assim vamos ter certeza se ele (o remédio) funciona ou não. A probabilidade maior é que ele funcione, dado o histórico da pesquisa anterior", contou Pontes.
O segundo protocolo vai diferir do primeiro em relação ao tipo dos pacientes: o primeiro ensaio clínico foi destinado a infectados em estado avançado da Covid-19, o segundo teste será feito com pessoas com sintomas leves ou assintomáticas.
"O novo protocolo é para o paciente com sintomas muito precoces ou sem sintomas. Mas como é uma doença imprevisível, cuja replicação viral precisa ser inibida para que não entre naquela tempestade inflamatória, a ideia é que essa droga, se mostrando eficiente no combate à replicação viral, evite o paciente chegar ao estágio da tempestade inflamatória", explicou Marcelo Morales, secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.