De acordo com a médica Nástia Santos, um dos problemas detectados é que não há médico infectologista na UPA e ocorre uma sobrecarga para os profissionais que estão trabalhando lá.
Atendendo a pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) o Conselho Municipal de Saúde (CMS) participou de vistoria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Santarém.
A vistoria detectou uma série de problemas, como o número reduzido de profissionais para atender a grande demanda de pacientes e falta de equipamentos essenciais ao atendimento dos casos graves da Covid-19.
Pelo Ministério Público participaram da vistoria as promotoras Maria Raimunda Tavares e Évelin Staevie, e pelo Conselho Municipal de Saúde, a presidente Gracivane Moura e a médica Nástia Santos, que representa o Sindicato dos Médicos no CMS.
De acordo com a médica Nástia Santos, um dos problemas detectados é que não há médico infectologista na UPA e ocorre uma sobrecarga para os profissionais que estão trabalhando lá.
"A UPA está atendendo em torno de 90 pacientes/dia, mas só pacientes graves procuram o serviço. E hoje (sábado) já estavam internados mais de 45 pacientes no local. Portanto, a sala vermelha estava lotada com 7 pacientes graves. Poucos médicos para atender porta, dar assistência na sala vermelha e assistir aos 4 isolamentos", relatou.
Ainda de acordo com a médica, em sua maioria os pacientes são idosos, e todos os internados estão usando oxigênio.
"Pela manhã havia um médico na sala vermelha e no isolamento 1, e um médico no isolamento 2 e 3. Dois médicos atendendo a porta e dando assistência para os isolamentos 4 e sala de observação. Também havia poucos enfermeiros e técnicos. Em cada isolamento só 1 enfermeiro e 3 técnicos para atender em torno de 12 pacientes, para dar remédio, dar comida, dar banho no leito em pacientes acamados, para verificar os sinais vitais, colocar o paciente de barriga para baixo, etc", contou Nástia.
A vistoria também detectou que havia apenas 1 fisioterapeuta por horário para cuidar dos 7 pacientes graves na sala vermelha e fazer o tratamento fisioterápico em mais de 40 pacientes internados.
Antigos problemas permanecem
Na vistoria a cada um dos setores visitados pelas promotoras de justiça e pelas representantes do Conselho Municipal de Saúde, foi verificado que problemas antigos que há haviam sido identificados em vistorias anteriores persistem, como:
Dificuldade na comunicação de passar boletins para informar às famílias a estado clínico dos pacientes;
Muitas macas deterioradas, sem proteção para o corpo dos pacientes;
Familiares têm que levar roupa de cama para seus doentes;
Falta de equipamentos como: bombas de infusão, monitores cardíacos, oxímetros, ventiladores, máscaras de oxigênio, máscaras de ventilação não invasivas, etc.
Esclarecimento
Por meio de nota, a direção geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h disse que os órgãos fiscalizadores estão cumprindo um dos papéis que lhes cabe, que é de fiscalizar, e que todas as orientações apontadas durante as fiscalizações, no que diz respeito a gestão, já estão sendo aplicadas dentro da realidade da Unidade. Veja nota abaixo:
"É importante ressaltamos que estamos vivendo um período de Pandemia em que medidas de contigência vem sendo realizadas para que a UPA possa atender somente pacientes com a Covid-19. Todos os esforços estão sendo realizados pela direção e toda a equipe multiprofissional, que têm sido incansáveis no acolhimento desses pacientes.
Desde que a UPA passou a atender exclusivamente pacientes com a Covid-19, o número de atendimento nos consultórios diminuíram consideravelmente, chegando há uma média de 45 pessoas durante o dia e 15 a noite. Hoje o grande fluxo está nas internações e essas são resolvidas com as transferências, pois a Unidade deve iniciar o tratamento e contrareferenciar. Por esse motivo, os cinco médicos que realizam o atendimento diariamente tem conseguido suprir a demanda. Para o corpo de Enfermagem novas contratações já foram feitas e os contratados estão finalizando o processo admissional para iniciarem ainda está semana.
Os boletins médicos são repassadas para a família diariamente, conforme orienta a nota técnica do Ministério da Saúde.
A direção reforça ainda que todos tem um objetivo em comum que é a melhoria na qualidade do atendimento daqueles que precisam da UPA. Por fim, nos colocamos à disposição para responder a qualquer dúvida que possa surgir."
Procedimento
A vistoria na UPA 24h foi realizada no âmbito de procedimentos da 8ª Promotoria de Justiça instaurado em outubro de 2020, que tem como objetivo a fiscalização e acompanhamento dos serviços públicos de saúde prestados no HMS, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), geridos pela Organização Social Instituto Mais Saúde.
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