foto: CMS / DIVULGAÇÃOMenos de 24 horas após inspeção realizada no navio hospital Abaré, onde houve apreensão de medicamentos e insumos, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) em nova inspeção realizada em parceria com a Vigilância Sanitária (DVS) encontrou na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e na Divisão Técnica (DT), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), medicamentos e insumos com prazo de validade vencido.A inspeção na CAF e DT realizada na tarde de terça-feira (15) e foi acompanhada por servidores da Semsa. Entre o material, havia produtos com validade vencida desde o ano de 2019. A grande maioria, no entanto, venceu em 2020.A exemplo do que aconteceu com o navio hospital Abaré, relatório sobre a inspeção que resultou na apreensão por infração ao artigo 10, inciso XVIII da Lei 6.487, que trata da exposição, venda ou entrega de produtos de interesse à saúde com prazo de validade vencido, será encaminhado ao Ministério Público com pedido de adoção de providência contra a gestão municipal.
Insumos e medicamentos apreendidos na CAF e DT da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém — Foto: CMS/Divulgação
Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gracivane Moura, a gestão municipal não tem sido responsável na gestão do recurso público da saúde. "Encaminharemos o relatório ao MP para tomada de providências. É o recurso público indo pelo ralo, por falta de gestão e irresponsabilidade com a coisa pública", afirmou.
Entre os medicamentos e materiais com prazo de validade vencido foram encontrados:
Creme vaginal NistatinaNistatina suspensão oralParacetamol gotasResina termopolimerizávelIbuprofenoFio dental
com informações G1 SANTARÉM
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/N/p/F4ZCO4QP2ZSftAfTzApw/materiais-apreendidos.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.