quinta-feira, 30 de junho de 2022

Acusado de matar jovem por dívida de drogas em Santarém é condenado a 20 anos anos de prisão


Julgamento foi realizado nesta quarta (29) no Fórum de Justiça de Santarém.
Em sessão do Tribunal do Júri Popular realizada pela 3ª Vara Criminal de Santarém, oeste do Pará, nesta quarta (29), foi condenado a 20 anos de reclusão por homicídio qualificado por motivo torpe, Ruan Carlos da Silva Cardoso, conhecido como "Tico do Uruará". Ele é acusado de matar com tiros de pistola Pedro Henrique Gama Nunes, conhecido como "Gato de Botas".
O crime aconteceu no dia 9 de janeiro de 2021, no momento em que a vítima empinada pipa na frente da casa de amigos na rua Canaã com a Marcílio Dias, bairro Área Verde.
De acordo com testemunhas, Ruan Carlos já chegou no local atirando, sem que a vítima tivesse condições de se defender.
Segundo a acusação, ao menos 8 tiros foram disparados contra a vítima sendo que 6 acertaram Pedro Henrique. A promotoria sustentou a tese de que o crime foi praticado por motivo torpe, uma vez que o acusado teria matado a vítima devido a dívidas de venda de entorpecente.
Durante as investigações do caso, foi levantada a suspeita de que o acusado seja integrante de uma facção criminosa com atuação nos presídios. Além disso, existe relato no processo, de que Ruan Carlos já tinha tentado matar Pedro Henrique dentro da Central de Triagem de Santarém meses antes do homicídio.
Ruan Carlos só foi preso no dia 7 de março de 2021, mas a defesa dele impetrou ao menos 3 habeas corpus, tendo levado o caso até o STJ, sem ter conseguido que ele respondesse pelo crime em liberdade.
No julgamento desta quarta, a promotora de Justiça Patrícia Carvalho Medrado Assamann atuou na acusação, e o advogado Vinicius Martins Lima atuou na defesa de Ruan Carlos.
Das 9 testemunhas listadas para prestar depoimento, apenas uma não compareceu ao tribunal do júri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.