sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Caos na saúde pública de Altamira: Secretaria de Saúde e Hospital Geral (HGA), são alvos de denúncias


A Câmara de Vereadores de Altamira está cobrando do prefeito do município, Claudomiro Gomes da Silva, providências urgentes relacionadas a denúncias de possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde. Tudo começou quando foi compartilhada uma conversa entre duas pessoas, supostamente servidoras da Semsa, falando sobre uma cobrança de propina de empresários que têm contrato com o município para o fornecimento de medicamentos e insumos hospitalares.
Ao tomar conhecimento do teor das conversas envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde, o Poder Legislativo enviou um ofício ao prefeito do município cobrando imediatas providências. Os parlamentares pedem o afastamento dos servidores e do secretário de Saúde e ameaçam instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar os envolvidos.
Nas mensagens trocadas entre os supostos servidores da pasta, duas pessoas falam sobre o não recebimento de um pagamento. Veja os diálogos:
Oi, tuto bem?
Bom dia, né?
Tudo bem e você?
Já recebestes aquele dos remédios, mana?
Nada e você?
Nada. Então vamos segurar;
OK?
Aquele outro dos médicos seguramos também?
Sim, até onde der.
Ok.
Esse primeiro só libera depois que recebermos.
Ok.
O outro, até quando der.
“Se vocês forem atrás das coisas, vocês acham. A Conceição manda e desmanda lá dentro. Ela é chamada de secretária. O Jeferson satiriza os vereadores, fala que são fracos e frouxos. Até quando vão acontecer os desmandos e a corrupção na cúpula da Saúde?”, diz uma das pessoas em outro trecho da conversa.
Além da Secretaria de Saúde, o Hospital Geral de Altamira também virou alvo de denúncias por parte da população. Reinaugurado há menos de um mês, a unidade não oferece condições adequadas aos usuários e nem aos funcionários.
No ofício enviado no último dia 11 ao prefeito, os vereadores cobram apuração imediata as supostas mensagens atribuídas a servidores da pasta da saúde, sugerindo e supondo a formação de uma quadrilha de servidores dentro da saúde, para achacar empresários e cobrar propina para o pagamento de contratos de serviços ou fornecimento de produtos. “Uma prática criminosa que confirmada configura delituosa crime de corrupção ativa, de servidores públicos municipais”, diz o documento.
A Câmara Municipal exige apuração dessas supostas acusações como medida emergencial, para esclarecer, afastar dúvidas e dar uma resposta à sociedade altamirense. Mas caso não sejam tomadas providências, os vereadores ameaçam instaurar uma CPI na saúde de Altamira.
Os vereadores pedem ainda o afastamento de todos os envolvidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.