Nesta quinta-feira(5) Santarém amanhece com céu nublado
Após semanas de calor intenso, alta concentração de poluentes e transtornos causados pela fumaça das queimadas, a chuva finalmente começa a dar sinais em Santarém e em outros municípios do oeste do Pará. Na madrugada desta quinta-feira (5), choveu forte no município e em diversas cidades da região. A última precipitação significativa na cidade foi registrada em 12 de novembro. A chuva de hoje trouxe um alívio aos moradores.
Nesta manhã, de acordo com a plataforma PurpleAir, o nível de poulição chegou a 153 microgramas por metro cúbico.
A nedição de outro aplicativo, o IQAir apontoum, às 08h40, o nível 107, considerado insalubre para grupos sensíveis.
A previsão do tempo para hoje indica temperaturas variando entre 24°C e 31°C, com possibilidade de chuvas leves e isoladas à tarde, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Este cenário traz esperança de redução nos níveis alarmantes de poluição atmosférica, que nos últimos dias chegaram a 253 microgramas por metro cúbico, de acordo com medições da plataforma PurpleAir.
Nas últimas semanas, a concentração de poluentes ultrapassou os 400 microgramas por metro cúbico, muito acima do limite seguro de 50 microgramas estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A intensa poluição do ar, agravada pela combinação de queimadas e ausência de chuva, tem causado prejuízos à saúde da população. Crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios estão entre os mais afetados. Além disso, a visibilidade reduzida e o cheiro forte de fumaça têm impactado atividades do dia a dia, como o transporte e o comércio local.
Nos últimos dias, chuvas fortes foram registradas nos municípios de Monte Alegre, Óbidos, Juruti e Alenquer, enquanto em outras localidades houve chuvas leves. Para o mês de dezembro, a média histórica de chuva em Santarém é de 246 mm, conforme dados do Climatempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta para a região Norte, indicando perigo potencial devido a chuvas intensas.Além de dissipar a fumaça, a chuva deverá ajudar no combate aos focos de queimadas e melhorar a qualidade do ar, reduzindo os riscos à saúde pública. A água acumulada também pode contribuir para amenizar as altas temperaturas, que têm castigado a região.
O nível do rio Tapajós, em Santarém, chegou a 87centímetros nesta quinta-feira, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, conforme a medição feita na régua da Agência Nacional das Águas (ANA), localizada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP).
De segunda (2) até hoje, as águas subiram 19 centímetros. Segundo a medição, estamos 19 centímetros acima da marca registrada no ano passado. No comparativo ao ano de 2015, estamos abaixo 43 centímetros, e 49 centímetros abaixo da marca de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.