Docente da EEEFM Frei Ambrósio participará de curso intensivo de seis semanas nos EUA e já planeja projeto piloto para o retorno
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Paraenses de Chatêau Biltimore , Cidadede Ashville , Estado da Carolina do Norte , EUA . - Foto : Arquivo Pessoal . |
Vitor da Silva Carvalho, professor concursado de Inglês da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Frei Ambrósio, em Santarém, no Oeste do Pará, foi selecionado para o PDPI – Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos, iniciativa conjunta da CAPES e da Comissão Fulbright.
O curso intensivo com duração de seis semanas em instituições norte‑americanas, começou no fim do mês de junho e se estende até o início de agosto de 2025.
A bolsa concedida pelo programa cobre passagens aéreas, alojamento em campus universitário, seguro saúde, ajuda de custo, reembolso da taxa de visto, alimentação, material didático, transporte local e taxas acadêmicas.
Para participar, o candidato deve ser professor efetivo da rede pública, ter concluído o estágio probatório e alcançar nível Avançado no exame TOEFL ITP (proficiência em língua inglesa), requisito cumprido pelo docente de Santarém.
Durante a estadia na University of North Carolina em Charlotte, o educador pretende aprofundar-se em metodologias ativas de ensino de oralidade, integração cultural e uso de tecnologia educacional. Com o aprendizado, ele planeja implantar um projeto piloto no Colégio Frei Ambrósio, direcionado a alunos do 1º ano, com o objetivo de estimular a fluência e o engajamento em sala de aula, contando com o apoio total da direção da escola.
Em 2025, o PDPI ofereceu por volta de 270 bolsas para professores de todas as regiões brasileiras para cursos nos Estados Unidos, distribuindo as vagas de forma equitativa entre os estados.
O professor avalia que a experiência já supera suas expectativas, sobretudo pelo intercâmbio com colegas americanos e internacionais e pelas comparações entre políticas públicas educacionais do Brasil e dos EUA.
“As aulas praticam engajamento real de estudantes e mostram modelos que pretendo adaptar em Santarém”, comentou.
O próximo passo será fortalecer o vínculo com a UNC para assegurar que as novas práticas gerem resultados sustentáveis na rede pública de ensino do município.
Fonte : Por Luiz Henrique Nunes, g1 Santarém e Região — PA
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