Indígenas ocupam sede do órgão em Redenção e rejeitam Casimiro Júnior Marinho Aguiar , acusado de representar interesses politicos da Família Marinho saúde Indígena
Os Kayapó prometem intensificar os protestos contra a nomeação de Casimiro Júnior Marinho Aguiar, sobrinho do senador Zequinha Marinho (PODEMOS-PA), para coordenar o DSEI( Distrito Sanitário Especial Indígena) Kayapó do Pará.
Casimiro já enfrenta rejeição porque seu irmão, Lázaro, chefiou o mesmo órgão e saiu após acusações de má gestão e ser acusado no envolvimento de um homicídio em Redenção, no mesmo ano.
Mais ônibus de indígenas, vindos de aldeias do Pará e Mato Grosso, seguem rumo ao DSEI em Redenção, que segue ocupado desde a publicação da nomeação no último dia 25.
Está marcada uma reunião com representantes do governo e sociedade civil com os Indígenas, mas os Kayapó já avisaram que não aceitam a permanência de Casimiro no cargo.
Nas redes sociais, Casemiro Marinho diz que foi bem recebido pelos indígenas e que sua nomeação não tem ligações com seu irmão ou o tio senador, mas os protestos na sede do DSEI mostram que os Kayapó pensam o contrário.
Senador tem histórico de polêmica com indígenas
O senador Zequinha Marinho tenta se apresentar como aliado dos povos indígenas, mas seu histórico como parlamentar mostra o contrário: ele já defendeu garimpeiros ilegais, atuou para liberar exploração em terras indígenas e chamou a COP30 de “ecoterrorismo ambiental”.
Para os caciques, a imposição da família Marinho no DSEI é mais uma prova de que a saúde indígena está sendo usada como moeda de troca política.
A pergunta que não quer calar: Zequinha Marinho não é contra o Lula ? Por que indicou o sobrinho pra um cargo no Governo Federal ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.