sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Polícia Cívil de Santaém investiga caso de Pedofilia praticado por professor

"Professor do Município é acusado de crime de pedofilia, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil".
Escola Ester Ferreira, onde o professor atuava
Na 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém está sendo investigado um caso de crime ligado a Pedofilia. Esse poderia ser só mais um entre muitos outros casos que acontecem em nosso Município, e que na grande maioria das vezes permanece sob o véu da indiferença.
A cada dia que passa, as denúncias de crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes tornam-se alarmantes. Os abusos acontecem principalmente no ambiente doméstico, praticado por pessoas próximas a criança/adolescente.
Neste caso específico, o local para o abuso foi o ambiente escolar. Segundo informações de pais que realizaram a denúncia, há pelo menos quatro vítimas do professor, que atuava na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ester Ferreira, localizada no bairro de Ipanema, na grande área da Nova Republica.
Nossa equipe de reportagem teve acesso apenas ao primeiro nome do professor, identificado como Ronaldo. De acordo com o relato de uma das mães, o seu filho, de apenas 9 anos, chegou em sua casa falando que o professor Ronaldo havia acariciado as suas partes íntimas, e depois pediu para que a criança também fizesse a mesma coisa nele.

“Meu filho chegou em casa falando que o professor pegava nas partes íntimas dele, e depois pedia para ele pegar nas partes íntimas dele (professor). Um dia ele chegou em casa chorando, porque o professor tinha dado um tapa na cara dele”, relata Valdicleia Menezes de Almeida, mãe de um dos alunos vítima do professor.
Segundo Valdicleia, ela tomou providências comunicando o fato à direção da escola, que posteriormente comunicou o caso para a Secretaria Municipal de Educação (Semed). De acordo com a direção da escola, na Semed as crianças foram acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais, onde se pôde verificar a veracidade dos fatos narrados pelas crianças. Em seguida, o caso foi registrado na Seccional de Polícia Civil. A diretora informou à nossa equipe de reportagem que o professor Ronaldo foi exonerado.
Ainda de acordo com o relato da mãe, os atos de abusos sexuais aconteciam dentro da sala de aula. O professor solicitava que a vítima permanecesse na sala de aula depois que o restante dos alunos saísse. E sozinho com a criança praticava os atos abusivos.
“Além do meu filho, outras crianças também foram vítimas, não só de abuso, mas de agressões físicas, porque ele batia nos alunos dentro da sala de aula. Eu fiz a denúncia, e eu entendi que ele tinha sido afastado por punição. Ontem eu tive a informação de que ele vai dar aula no interior do Município”, reclama a mãe de aluno vítima do professor Ronaldo.
O inquérito policial aberto para apurar o caso está bem avançado. Depois de ouvir várias testemunhas, o Delegado responsável pelo caso deve solicitar a prisão preventiva do professor acusado de crime de pedofilia.
CRIMES DE PEDOFILIA: A legislação brasileira prevê diversos crimes ligados à pedofilia, que vão desde abuso sexual até a pornografia infantil. Neste caso específico, se não houver nenhuma outra denúncia, os crimes imputado ao Professor Ronaldo provavelmente serão de atentado ao pudor e crime de aliciamento de criança.
A pedofilia descrita pelos estudiosos como o desvio sexual caracterizado pela atração por crianças, com os quais os portadores dão vazão ao erotismo pela prática de obscenidades ou de atos libidinosos, não especificamente é um crime. O crime acontece quando a pessoa pedófila realiza ações externas para satisfazer o seu desejo sexual.
O abuso às crianças pode ocorrer na família, através do pai, do padrasto, do irmão ou outro parente qualquer. Outras vezes ocorre fora de casa, como por exemplo, na casa de um amigo da família, na casa da pessoa que toma conta da criança, na casa do vizinho, de um professor ou mesmo por um desconhecido.
Quando os abusos sexuais ocorrem na família, a criança pode ter muito medo da ira do parente abusador, medo das possibilidades de vingança ou da vergonha dos outros membros da família ou ainda temer que a família se desintegre ao descobrir seu segredo. A criança que é vítima de abuso prolongado, usualmente desenvolve uma perda violenta da auto-estima, tem a sensação de que não vale nada e adquire uma representação anormal da sexualidade.
A vítima pode tornar-se muito retraída, perder a confiança em todos os adultos e pode até chegar a considerar o suicídio, principalmente quando existe a possibilidade da pessoa que abusa ameaçar de violência se a criança a denunciar ou negar-se aos seus desejos.
É muito comum as crianças abusadas se demonstrarem aterrorizadas, confusas e muito temerosas de contar sobre o incidente. Com frequência elas permanecem silenciosas por não desejarem prejudicar o abusador ou provocar uma desagregação familiar ou por receio de serem consideradas culpadas ou castigadas.
Crianças maiores podem sentir-se envergonhadas com o incidente, principalmente se o abusador é alguém da família. Mudanças bruscas no comportamento, apetite ou no sono pode ser um indício de que alguma coisa está acontecendo, principalmente se a criança se mostrar curiosamente isolada, muito perturbada quando deixada só ou quando o abusador estiver perto.
Por: Edmundo Baía Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.