sexta-feira, 23 de julho de 2021

Prefeitura de Santarém certifica profissionalmente 40 jovens para o empreendedorismo

Jovens da zona norte e socioeducandos aprenderam a criar a identidade organizacional para impulsionar seus negócios.
O empreendedorismo jovem tem crescido exponencialmente em todo o Brasil, o que significa dizer que o ingresso de pessoas entre 18 a 34 anos com novas ideias e negócios aumentou no mercado. Em Santarém, essa tendência não é diferente. Por isso, buscando capacitar cada vez mais jovens a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) certificou 40 jovens, entre 15 a 29 anos, na ação denominada ‘Trilha Empreendedora’.
A qualificação ocorreu entre os dias 19 a 22 de julho, no Cras Ribeirinho localizado nos altos do Mercadão 2000. Esta foi a 3ª edição do projeto que já foi realizado em maio de 2021 contemplando jovens atendidos pelo Cras São José Operário e em junho de 2021 para jovens do Cras Santarenzinho. A atual edição capacitou jovens socioeducandos e da Zona Norte de Santarém.
A ação teve ainda a parceria das Secretarias Municipais de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) através do Capacita Santarém; da Assistência Social (Semtras) e de Finanças (Sefin).
Na ‘Trilha Empreendedora’ os participantes aprenderam a criar a identidade organizacional de suas empresas definindo missão, visão e valores. Na grade de disciplinas esteve: Gestão Financeira; Liderança e Planejamento Estratégico, Tático e Operacional; Rotinas Administrativas; Noções de artes gráficas; Criação de loja virtual e Marketing Digital.
Para o chefe responsável do Capacita Santarém, Alan Sena, a iniciativa buscou desbloquear a atividade empreendedora dos jovens. “O projeto tem a função de dar um direcionamento, um norte aos nossos jovens. Nosso desejo é desbloquear a identidade de todos os jovens de Santarém que tem desejo e vontade de empreender, de contribuir com o empreendedorismo e desenvolvimento do negócio local.”
Jéssica da Silva, moradora do bairro Caranazal, foi certificada no curso. Jovem e mãe de uma criança de 1 ano e 8 meses, ela achou na qualificação o caminho que procurava. “Para mim foi um divisor de águas, porque eu tenho muita vontade de ser empreendedora. Eu tenho algumas coisas em mente como o artesanato e eu precisava ter uma visão de como chegar ao meu sonho. Pois muitas vezes temos o sonho, só não sabemos como chegar lá. E aqui eu encontrei o mapa de como alcançar meu objetivo.”
A gestora da Semtras, Celsa Brito, prestigiou o evento e lembrou que somente o estudo cria oportunidades. “Esta é uma ação que uniu várias secretarias para o bem de nossos jovens. Neste momento de pandemia, não podemos deixar de lado os estudos e para estes jovens é o que tem de mais valioso: o conhecimento. Temos certeza que no curso eles puderam descobrir o ‘eu empreendedor’ e acreditar em seus negócios.”
O titular da pasta da Semjel, Ezequiel Aquino, à frente da qualificação, esteve presente na certificação e comentou sobre o impulsionamento à juventude. “Na Trilha Empreendedora buscamos fomentar a juventude e ascender no jovem a luz do empreendimento, incentivando eles a gerarem empregos e movimentaram a economia local. Vamos planejar mais parcerias com as demais secretarias para continuarmos promovendo capacitação aos jovens santarenos.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.