sábado, 22 de fevereiro de 2025

Setur promove em Altamira curso de observação de aves e capacitação de profissionais

Participantes aprenderam conceitos básicos de ornitologia, anatomia das aves, habitats propícios e técnicas de condução de grupos de observadores, com atividades práticas no Recanto Cardoso e na Estação Ambé

Mais uma edição do Curso de Observação de Aves, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), será encerrada nesta sexta-feira (21/2). 
A capacitação foi realizada durante esta semana em Altamira, no oeste paraense, e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). 
Os alunos receberam orientações sobre atuação no segmento de ecoturismo, especialmente na observação de aves. 
O curso foi ministrado pela bióloga e ornitóloga Beatriz Cirino.Altamira apresenta grande potencial para o segmento, devido à biodiversidade. 
A secretária de Turismo de Altamira, Priscila Couto, enfatizou essa vocação. 
“Nosso município já possui uma grande vocação para este segmento, pois temos uma imensa biodiversidade, e esta capacitação servirá também para complementar outras atividades de turismo ecológico que já acontecem por aqui”, disse a secretária.
Teoria e prática – 
A capacitação foi dividida em módulos teórico e prático. 
Nas aulas teóricas, os participantes aprenderam conceitos básicos de ornitologia, anatomia das aves, habitats propícios e técnicas de condução de grupos de observadores.
Já as atividades práticas ocorreram no Recanto Cardoso e na Estação Parque Ambé, balneários situados a aproximadamente 15 quilômetros do centro de Altamira, conhecidos pela abundância de espécies nativas e adequados à prática da observação de aves.

Foto: Agência Pará / Divulgação
O curso atraiu profissionais de turismo, estudantes de biologia e áreas afins. Rômulo Guedes, um dos participantes, destacou a relevância da formação. 
“O curso é de grande importância para a população altamirense, pois traz uma capacitação em um segmento apreciado em todo o mundo, além de ser sustentável! 
A região do Xingu tem um potencial enorme, pois é riquíssima em diversidade de aves. 
Para mim, que trabalho com vídeos e fotografias terrestres, aéreas e submarinas, já ligadas ao turismo, o curso vem para agregar valor aos trabalhos que já exerço”, contou.
Atração – 
A observação de aves é uma atividade que atrai turistas interessados em natureza, permitindo que visitantes conheçam e apreciem a diversidade de espécies locais, incluindo espécies naturais da região, e até algumas ameaçadas de extinção. 
O curso promoveu destinos que oferecem essa experiência, proporcionando momentos únicos de contemplação e contribuindo para a conscientização ecológica e a sustentabilidade.
O turismo de observação de aves, conhecido como birdwatching, tem registrado crescimento significativo no Brasil nos últimos anos. 
De acordo com o site WikiAves, o número de observadores cadastrados aumentou de 40.333 em 2021 para 42 mil em 2023. 
Estima-se que, no planeta, existam mais de 100 milhões de praticantes dessa atividade, gerando aproximadamente 90 bilhões de dólares por ano. 
No Brasil, o turismo de observação de aves atrai turistas para mais de 50 destinos, contribuindo para a economia local e promovendo conscientização ambiental.
“Essa formação reforça o compromisso de ambas as secretarias de Turismo em promover o desenvolvimento sustentável e a valorização das riquezas naturais do Pará, posicionando o Estado como um destino de destaque para o ecoturismo e a observação de aves”, ressaltou o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
Fonte : Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.