Os policiais apreenderam equipamentos eletrônicos, que agora serão encaminhados para análise pericial.Operação foi deflagrada nesta sexta-feira (17) — Foto: Ascom PF/Divulgação
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (17), a Operação A Queda do Rey, com o objetivo de combater crimes de armazenamento e compartilhamento de material envolvendo abuso sexual infantil e juvenil na internet.
A ação foi realizada no município de Placas, no oeste do Pará.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, expedido pela Subseção Judiciária Federal de Santarém, os policiais apreenderam equipamentos eletrônicos, que agora serão encaminhados para análise pericial.
O material apreendido servirá para coleta de provas e identificação dos responsáveis pela produção e disseminação dos conteúdos ilícitos.
A operação faz parte dos esforços permanentes da Polícia Federal para coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente digital.
Segundo a corporação, esse tipo de crime tem sido alvo de investigações constantes, em razão do aumento de casos envolvendo o uso da internet para compartilhamento de imagens e vídeos de abuso.
Alerta aos pais e familiares
Além das ações investigativas, a Polícia Federal também faz um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos tanto no mundo virtual quanto no físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.
Conversar abertamente sobre os perigos da internet, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online são medidas essenciais de proteção.
A PF ressalta que mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo excessivo em relação ao uso do celular e do computador, podem indicar situações de risco.
É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda.
“A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.
A informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas”, destacou a corporação.
Fonte : Por g1 Santarém e Região — PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.