segunda-feira, 11 de agosto de 2025

CÂMARA DE SANTARÉM ANALISA PEDIDO DE CASSAÇÃO DO VEREADOR DAVID PAIVA POR FALTAS REITERADAS

A Câmara de Vereadores de Santarém, oeste do Pará, recebeu um pedido de cassação do mandato do vereador David Paiva, do Republicanos (REP), devido ao número expressivo de faltas nas sessões legislativas.
David Paiva , Vereador do Republicanos : Na mira de Cassação por faltas . Foto : CMS

O JC apurou que pedido foi protocolado há poucos dias, e agora cabe à Mesa Diretora da Casa, presidida pelo vereador Jandeilson Pereira (União Brasil), decidir se aceita ou não a abertura do processo. 
Caso acatado, o plenário — composto por 23 vereadores — votará pela permanência ou perda do mandato do parlamentar.
O pedido de cassação de David Paiva se baseia no registro de faltas consecutivas do vereador, o que, a representação, compromete o pleno exercício do mandato.

VILA DE ARAPIXUNA RECEBE MODERNA ILUMINAÇÃO EM CAMPO DE FUTEBOL

Investimento leva mais esporte, lazer e qualidade de vida para a comunidade
Agência Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (SEMURB), entregou na noite desta sexta-feira (8) a nova iluminação do campo de futebol da Vila de Arapixuna, um marco importante para o esporte e o lazer da comunidade.
O evento contou com a presença do prefeito José Maria Tapajós, acompanhado pelos secretários Pedro Henrique (SEMJEL) e Ronan Liberal Júnior (SEMURB), além dos vereadores Alaércio Cardoso, Renilson, Sérgio Pereira e Enfermeiro Joziel, da deputada estadual Maria do Carmo e do ex-prefeito Ronan Liberal.

ALEPA REFORÇA COMPROMISSO COM OS POVOS INDÍGENAS NO DIA INTERNACIONAL DOS POVOS ORIGINÁRIOS .

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado neste sábado (9), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) destaca um conjunto robusto de ações legislativas voltadas à defesa das populações originárias, reafirmando seu papel como agente de transformação social e de valorização da diversidade cultural amazônica.
"Nosso compromisso com os povos indígenas não se resume a uma data simbólica . Ele se reflete em cada projeto debatido , cada lei aprovada e , principalmente , no respeito ás culturas e á ancestralidade dos povos originários que construíram o pará " , afirmou o Presidente da Alepa , Deputado Chicão .

“Nosso compromisso com os povos indígenas não se resume a uma data simbólica. 
Ele se reflete em cada projeto debatido, cada lei aprovada e, principalmente, no respeito às culturas e à ancestralidade dos povos originários que construíram o Pará”, afirmou o presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB).
A Alepa liderou o processo de revogação da Lei 10.820/2024, que extinguia o ensino presencial em escolas indígenas.
A Alepa liderou o processo de revogação da Lei 10.820/2024, que extinguia o ensino presencial em escolas indígenas.
Foto: Guilherme Torres
Ações legislativas e avanços recentes
Em fevereiro deste ano, a Alepa liderou o processo de revogação da Lei 10.820/2024, que extinguia o ensino presencial em escolas indígenas. Sob a condução do presidente Chicão, a Casa Legislativa priorizou o diálogo direto com lideranças originárias e representantes do governo, resultando na construção participativa de uma nova legislação que respeita os modos próprios de ensino de cada povo.
Outro marco importante foi a aprovação, em 2023, da criação da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (SEPI) — avanço histórico para a gestão pública no Pará, que ampliou o protagonismo institucional da temática indígena e fortaleceu a escuta ativa das comunidades.

PEDOFILÍA NA AMAZÔNIA : CRIMES BRUTAIS CONTRA CRIANÇAS RIBEIRINHAS REVELAM CENÁRIO DE ABANDONO E IMPUNIDADE

Se os crimes de pedofilia e exploração sexual infantil registrados no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil já chocam pela brutalidade, o que dizer das vítimas que vivem em comunidades ribeirinhas da Amazônia, a centenas de quilômetros da cidade mais próxima, sem amparo do Estado, longe de delegacias e hospitais, e expostas a todo tipo de violação?

Só no primeiro semestre de 2025, por exemplo, Santarém, no oeste do Pará, registrou 38 casos de abusos contra crianças que vivem às margens de rios e igarapés do município, número que supera todo o ano de 2024, quando foram 35 ocorrências. 
O dado escancara uma realidade sombria: a violência sexual contra crianças e adolescentes está crescendo, e o isolamento geográfico amplia o sofrimento das vítimas e a impunidade dos agressores.
O alerta ganhou força após a denúncia feita pelo influenciador Felca, que acusou o também influenciador paraibano Hylato Santos de exploração de menores. 

DESTAK INICIA NOVA PESQUISA ELEITORAL EM SANTARÉM PARA AVALIAR CENÁRIO DE 2O26

O Levantamento, que será concluído nesta terça-feira (12), busca aferir as intenções de voto dos eleitores para os cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República nas eleições gerais de 2026


A Empresa Destak Publicidade e Marketing deu início nesta segunda-feira (11) a uma nova rodada de pesquisa de avaliação eleitoral em Santarém, no oeste do Pará. 
O levantamento, que será concluído nesta terça-feira (12), busca aferir as intenções de voto dos eleitores para os cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República nas eleições gerais de 2026.
Além das projeções de voto, a pesquisa também medirá a avaliação popular sobre a gestão do prefeito José Maria Tapajós, do governador Helder Barbalho, e do presidente da República. 

AGENTES DA BASE CANDIRU APREENDEM MAIS DE 370 DE DROGAS E PRENDEM CINCO SUSPEITOS

Na madrugada deste domingo (10), a fiscalização integrada das forças de segurança instaladas na Base Fluvial Candiru, em Óbidos, município da Região de Integração Baixo Amazonas, oeste paraense, resultou na apreensão de 375 quilos de entorpecentes (tipo maconha e cocaína), encontrados em uma embarcação.

Durante a ação, cinco homens foram presos dois brasileiros e três peruanos.
“As equipes integradas atuam, especialmente, na fiscalização das embarcações, com o objetivo de inibir ações criminosas e transporte de cargas ilícitas, a exemplo de mais uma apreensão realizada pelos nossos agentes, na madrugada deste domingo, onde foi percebida uma embarcação clandestina trafegando pelo estreito de Óbidos. 
Foi possível realizar essa grande apreensão e identificar os responsáveis pela carga. 
Vamos continuar atuando para coibir o tráfico de drogas, assim como outros atos ilícitos nos rios do Pará”, informou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

UM HOMEM , IDENTIFICADO APENAS COMO GUILHERME , FOI BALEADO NO INÍCIO DA TARDE DESDE DOMINGO (10) NA AVENIDA MOAÇARA, EM SANTARÉM, OESTE DO PARÁ .

De acordo com informações preliminares, a vítima estava consumindo bebida alcoólica na companhia de outra pessoa quando ocorreu o disparo.

O suspeito fugiu logo após a ação e não teve a identidade revelada.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros ainda no local, antes de encaminhar Guilherme ao Pronto Socorro Municipal.

O FAUSTÃO. OS QUATRO TRANSPLANTES . A UTI . AS POUCAS CHANCES DE VIDA

O Apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 75 anos, segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o último dia 21 de maio, devido a uma infecção bacteriana grave que evoluiu para sepse.

O Apresentador está entubado, na UTI, fazendo uso de aparelhos de ventilação mecânica para respirar e cuidados intensivos.
As informações são do médico cardiologista Elisiário Júnior, que falou sobre o caso no podcast ielcast. 
Embora seja profissional da área, o cardiologista não é o médico que acompanha o apresentador e não tem vínculo com o hospital onde ele está internado.
Segundo o médico, o apresentador não tem condições de respirar espontaneamente e depende de aparelhos, além de receber medicações para manter a pressão arterial estável e antibióticos fortes.

SERVIDOR FEDERAL FOGE ANTES DE PM SOCORRER MULHER QUE DENUNCIAVA AMEAÇAS DO EX - COMPANHEIRO , EM SANTARÉM (PA))

Assustada, a mulher pediu socorro a uma amiga que lhe aguardava no estacionamento do prédio. Ao saber que a polícia havia sido acionada, o homem deixou o imóvel às pressas.
Duas pistolas de uso funcional foram apreendidas , junto com farta munição - Créditos : Divulgação .

O que era para ser apenas uma visita à antiga residência para buscar pertences acabou se tornando um episódio de tensão e medo para Ilze Caroline Gois Braga Cardoso, em Santarém, no oeste do Pará. 
Na tarde do último sábado (9), por volta das 14h30, ela foi à casa onde morava com o companheiro, Gabriel Ricardo Aguilera de Toledo, no bairro Laguinho, para retirar seus objetos pessoais. 
O relacionamento, segundo a vítima, havia chegado ao fim três dias antes, mas Gabriel não aceita a separação.

HOMEM É BALEADO NA PERNA APÓS CONFUSÃO NO BAIRRO DIAMNATINO , EM SANTARÉM

De acordo com a equipe do Samu, o homem sofreu pelo menos dois ferimentos na perna esquerda.
Um homem foi atingido por disparos de arma de fogo na tarde deste domingo (10) no bairro Diamantino, em Santarém, próximo à Rua Hilda Mota, na Avenida Moaçara.
Samu realizou o atendimento da vítima - Foto : Portal Encontro da Águas / Reprodução
Segundo informações, a vítima chegado bastante alterada e discutido com pessoas que estavam na área. 
Um policial militar que estava de folga e à paisana presenciou a confusão e que, diante da situação, ele não parou e foi efetuado os disparos para conter o homem.