Nuvem funil de ar frio é causada por zona de baixa pressão com baixas temperaturas. Quando encosta no solo, vira tornado, diz Inmet.
Nesta quinta-feira (7), uma nuvem chamou atenção de quem passava pela DF-250, na região de Sobradinho dos Melos, no Paranoá, Distrito Federal. A nuvem tinha formato de uma espiral em direção ao solo, lembrando a imagem de um tornado (veja vídeo acima).
Segundo Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), trata-se de uma nuvem funil de ar frio. Nuvens assim, conforme a meteorologista, são causadas por uma zona de baixa pressão com baixas temperaturas e, quando encostam no solo, viram tornado, explica a meteorologista (saiba mais abaixo).
"As nuvens funil se parecem com pequenos tornados, relativamente fracos, que podem se originar de uma chuva ou tempestade quando o ar em altitude está excepcionalmente frio", diz Andrea Ramos.
Diferentemente dos furacões, os tornados são fenômenos atmosféricos menores, mas muito mais intensos. O diâmetro raramente ultrapassa algumas centenas de metros quando toca o solo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.