quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Dengue aumenta e assusta santarenos no periodo chuvoso

O aumento nos casos de Dengue em Santarém e o começo do período chuvoso preocupam autoridades na área da saúde. De janeiro a outubro deste ano, segundo a coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue, foram notificados 2.681 casos da doença na cidade. Desse total, 864 casos foram confirmados. Um aumento de aproximadamente 80% comparado ao mesmo período do ano passado.
O diretor de endemias da 9ª Regional da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), João Portela, explica que vários fatores contribuí
ram para este número elevado de casos. “Os fatores que contribuíram para essa elevação: primeiro foi a introdução do sorotipo 4, que é um sorotipo novo, que as pessoas não tinham anticorpos formados e muita gente pegou dengue por conta disso. Outro fator comum nos municípios da nossa região, das cidades mais urbanizadas, é a questão da insuficiência de água nas torneiras. O morador é obrigado a armazenar água e armazena de forma inadequada, às vezes não tampam os reservatórios e outro fator é a questão do lixo jogado nas ruas indevidamente”, diz Portela.

Para a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Santarém, os números podem ser ainda maiores do que os apontados no boletim, mas nem todos são registrados. “De janeiro até outubro, quando aconteceu a 44ª semana epidemiológica, tivemos 2.708 casos notificados e 864 confirmados. Tendo água e algum objeto para acumular, o mosquito vai lá e desova e com dez dias ele já está voando e as fêmeas, procurando sangue. Estamos bastante preocupados em virtude desse problema da coleta de lixo. A cidade tem muito lixo”, alertou o coordenador do CCZ, João Alberto Coelho.
Ele ainda ressalta que três bairros estão dentro da zona que mais notifica casos da doença. “A cidade toda é dividida em oito extratos, que são bairros. O extrato 5 é composto pela Interventoria, pelo Diamantino e pelo Aeroporto Velho. E, por incrível que pareça, esse extrato 5 é um que nós não conseguimos nunca baixar esse índice de infestação predial, nunca passamos de médio risco. Sempre é alto ou médio, nunca chegamos ao baixo risco, como os demais”, analisa João Coelho.
Falta de consciência colabora para proliferação
Um dos motivos para o aumento do índice de casos de dengue, segundo a coordenação do CCZ, é a falta de consciência da população. Ainda existem muitos que não contribuem com as ações de combate à doença. A coordenação do CCZ ressalta que sem a mobilização da sociedade é difícil controlar os focos do mosquito. Neste período de verão, o órgão se mantém vigilante, pois a doença não escolhe data para se manifestar. Agentes de endemias se concentram nos bairros que detêm os maiores índices de proliferação dos focos e também em Alter do Chão, e comunidades do planalto santareno.
Segundo os agentes de endemia do CCZ, a maior dificuldade do trabalho preventivo, principalmente nas comunidades com maior índice de infestação da dengue, é a falta de zelo de pessoas não cuidam com a limpeza de seus terrenos, o caso dos terrenos abandonados. “Precisamos do apoio de todos, pois a dengue mata. O índice está bastante elevado e isso é preocupante”, disse o coordenador do CCZ.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.