terça-feira, 10 de junho de 2014

Liga Esportiva de Monte Alegre apoia realização de Copa Oeste em Altamira

Para Francisco Almeida, presidente da entidade, competição realizada na região do Xingu pode trazer 'gás' novo ao certame

Por
monte alegre campeão (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Seleção de Monte Alegre é atual campeã (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
A Copa Oeste do Pará de futebol amador só deve acontecer em setembro, mas nos bastidores a organização da competição já começou. A Liga Esportiva de Santarém (LES) e demais ligas das cidades vizinhas estão reunindo e planejando qual seria a melhor forma de realizar a copa. É o caso da Liga Esportiva de Monte Alegre (LEM).
Segundo o presidente da entidade, Francisco Almeida, nas reuniões realizadas até o momento, há um impasse. Alguns dirigentes querem manter o atual formato de que as partidas sejam sedias em uma única cidade sede, ou espalhar o torneio por várias cidades, viabilizando um sistema de jogos em ida e volta como já chegou a ser feito em edições anteriores. A renda gerada nas partidas que as seleções fizerem em casa seria revertida para os custos de viagem e hospedagem quando elas tiverem que jogar na casa do adversário.


- A Liga de Santarém vem tentando reunir as demais ligas para que a gente retome o modelo utilizado anteriormente no sistema de ida e volta. Chegamos à conclusão de que a ideia seria ótima porque teríamos condições de viabilizar a competição com menos dependência do poder público. Caso Santarém venha jogar em Monte Alegre, a renda pode chegar a cinco mil reais. Com esse valor a gente consegue pagar a viagem quando esta fosse fazer a partida de volta.
Mas, o dirigente faz a ressalva de que o formato pode trazer dificuldades por conta da situação dos estádios da região. A ausência de campos fechados dificulta a arrecadação das seleções em algumas cidades da região oeste. A segurança também acaba sendo um fator negativo contra a proposta.
- Existem cidades, como Alenquer, por exemplo, que não existe campo fechado e de onde viria a renda para que sua delegação pudesse pagar seu deslocamento? A utilização de campos abertos também não oferece condições adequadas de segurança e temos consciência de que seria perigoso expor os atletas e os dirigentes.
Após a realização da Copa do Mundo, a Federação Paraense de Futebol (FPF) deve mandar uma comissão para reunir e oficializar junto às Ligas locais os detalhes do certame. O que tudo indica é que Altamira será a sede pela primeira vez.
- Apoiamos que Altamira seja escolhida como sede. Da mesma forma que a seleção se desloca de lá para jogar aqui, a gente pode ir até lá e competirmos. O Baixo Amazonas já sediou diversas vezes a competição e seria uma coisa nova levarmos a competição para a região do Xingu, que por sediar pela primeira, vez vai nos receber de braços abertos, com certeza - conclui Francisco Almeida.
Além de Santarém, Altamira, Óbidos e Monte Alegre (atual campeã), a Copa Oeste pode ter a participação das seguintes seleções- Belterra, Prainha, Alenquer, Juruti, Oriximiná e Almerim. A Copa Oeste ocorre desde 2001, e as duas últimas edições aconteceram em Santarém, com a participação de atletas com faixa etária de 17 a 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.