terça-feira, 7 de agosto de 2018

Remo bate o Salgueiro e garante permanência na Série C

Há um ano, o Remo se despedia da Série C do campeonato brasileiro com derrota para o Salgueiro e o adeus às chances de se classificar para a segunda fase da competição. Nesta segunda-feira (6), porém, o mesmo estádio Cornélio de Barros, no município de Salgueiro (PE), foi o palco para a redenção azulina. O Leão venceu o Carcará por 1 a 0 e extinguiu de vez qualquer risco de rebaixamento à última divisão do futebol nacional.
Antes do jogo começar, a surpresa tomou conta com a escalação de Jayme. O atacante cria da base remista vinha de uma temporada abaixo da média. Aos 25 anos, já tinha sido, inclusive, "encostado" no elenco. A última partida dele como titular havia sido na derrota por 2 a 1 para o ABC, em Natal, no dia 26 de maio. Desde então, foi utilizado em duas oportunidades saindo do banco de reservas, mas sem agradar. Nesta noite, o jogador ganhou a disputa com o meia Dudu Pacheco na preferência do técnico interino, João Neto - o Netão -, e, aos 17 minutos do segundo tempo, chutou cruzado da entrada da área, pelo lado direito, e marcou o gol que fincou o Remo na Terceirona para o ano que vem.
Em sexto lugar, o Leão já não tem chances de buscar um milagre ainda maior, que seria a classificação à segunda fase, mas deixa a competição em clima de alívio após derrubar estatísticas que apontavam 86% de chances de queda remista à Série D. O Salgueiro, por sua vez, segue na lanterna e é o primeiro rebaixado da competição. 
Aliviado e com promessa de grande público, o Remo dará adeus à temporada de 2018 no Mangueirão, às 19h30 do sábado (11), contra o líder do grupo, Náutico, com transmissão lance a lance pelo Portal ORM. Ao mesmo tempo, o Carcará terá a saideira em confronto caseiro, contra o conterrâneo Santa Cruz, no Arruda, em Recife (PE).
1º tempo: jogo 'brigado', defesas postadas e nada de gols
Desesperado, o Salgueiro partiu para o "abafa", mas encontrava dificuldades de entrar pelo meio da defesa bem armada do Leão. Em uma saída pela direita. Dedeco recebeu o lançamento dentro da área e, tão sozinho quanto incrédulo, esnobou a oportunidade de dominar e chutar com calma para finalizar de primeira. A bola saiu com perigo por cima do travessão. Tudo isso ainda aos cinco minutos.
Vinte minutos depois, foi a vez de o Carcará conseguir "bicar" a meta remista. Depois de tanto insistir nas infiltrações verticais e nos cruzamentos na área, os donos da casa apostaram no chute de fora da área. O protagonista do lance foi o atacante Dadá, que bateu quase da meia-lua da grande área e viu Vinícius cair no cantinho para espalmar.
O jogo seguia com os pernambucanos buscando inversões em passes longos e lançamentos falhos. Em roubada de bola de Geandro, o Remo disparou em velocidade. Eliandro foi lançado na esquerda e, contra três marcadores, rolou a redonda para a chegada de Jayme, que soltou o pé. A bola entraria no canto esquerdo de Mondragon se o goleiro não a espalmasse para longe.
No finalzinho, aos 48 minutos, Fernandes foi derrubado na esquerda. Rodriguinho cobrou falta com veneno e Vacaria se atirou na "pelota" para desviá-la. Ela, no entanto, passou ilesa e parou nos braços de Mondragon, que a encaixou em dois tempos.
2º tempo: Jayme marca e Remo se salva
A intensidade do Salgueiro na primeira etapa foi condensada na volta do intervalo, mas a pontaria foi tão ruim quanto. Aos 17 minutos, o Remo mostrou como se faz. Aliás, Jayme o fez. O atacante recebeu na entrada da área, ajeitou e, antes da chegada de Izaldo, bateu cruzado. A bola atravessou a defesa tricolor e foi no canto direito de Mondragon. Remo 1 a 0!
O jogo, então, assumiu de vez a face do desespero (do Carcará). Aos 22, Dadá tentou imitar Jayme e disparou de fora da área. Vinícius espalmou. Dez minutos depois, o escanteio cobrado por Yuri foi finalizado por Maurício, na rede pelo lado de fora. 
O Remo teve a chance de responder aos 41 em cruzamento de Nininho, que Geandro - atrapalhado por Eliandro - cabeceou pela linha de fundo. Mas a pressão era toda do Carcará. No minuto seguinte, o zagueiro Maurício - que já tinha se estabelecido como atacante na partida - escorou de cabeça para André Victor, que, travado pela marcação de Mimica, não alcançou a redonda. 
O último lance do jogo foi aos 44, em novo levantamento para Maurício na área remista. O defensor testou para Emerson, que finalizou livre de marcação, mas pela linha de fundo. O gol pelo menos salvaria os donos da casa do rebaixamento nesta rodada. Dois minutos depois, carregado pela culpa e com aparente descontrole, o mesmo Emerson acabou agredindo o goleiro Vinícius e foi expulso. A saída do jogador para os vestiários contrastava com o alívio dos remistas em ver o final do jogo se aproximar. Ao som do apito do árbitro paulista Leandro Bizzio Marinho, os remistas juntaram os braços, formaram um círculo e agradeceram pelo resultado.
Ficha técnica (Salgueiro 0 x 1 Remo)
Salgueiro - Mondragon; Maurício, Emerson e Vitão; Iury (Alexon), João Ananias, Escuro, Marcos Vinícius (André Victor) e Izaldo; Dadá e Erinaldo. Técnico: Sérgio China
Remo - Vinícius; Nininho, Mimica, Bruno Maia e Fernandes; Vacaria (Dudu), Geandro, Dedeco e Rodriguinho (Elielton); Jayme (Esquerdinha) e Eliandro. Técnico: João Neto (Interino)
Gol: Jayme 17'/2ºT (Remo)
Cartões amarelos: Alexon, Izaldo e Erinaldo (Salgueiro); Fernandes, Vacaria, Dedeco e Eliandro (Remo)
Cartão vermelho: Emerson (Salgueiro)
Local: Cornélio de Barros (Salgueiro/PE)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho - AB/SP
Auxiliares: Daniel Luis Marques - AB/SP e Daniel Paulo Ziolli - AB/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.