O evento aconteceu no Comando Geral da PM, em Belém, e reuniu oficiais da ativa e da reserva em um café da manhã especial.
Em clima de confraternização e reconhecimento aos serviços prestados à corporação, a Polícia Militar do Pará realizou, nesta terça-feira (23), uma homenagem aos antigos comandantes-gerais da instituição.
O evento aconteceu no Comando Geral da PM, em Belém, e reuniu oficiais da ativa e da reserva em um café da manhã especial.
O atual comandante-geral da PM, coronel Ricardo Neves, destacou a importância do momento como símbolo de respeito e continuidade da trajetória da corporação.
"Hoje celebramos a integração entre o presente e o passado da nossa instituição.
Reverenciamos aqueles que nos antecederam, cujo legado permanece vivo e inspira cada passo dado, e saudamos o futuro com a missão de servir à sociedade com lealdade e dignidade", afirmou.
FOTO: ASCOM PMPA
Entre os homenageados estava o coronel Raimundo Nonato, comandante-geral mais antigo presente no encontro, que elogiou a iniciativa e agradeceu o reconhecimento recebido.
"Mas a PM, realmente, hoje me parece que vive uma data histórica.
É o sentimento que eu tenho, e acredito que seja verdadeiro.
Para todos que estão aqui, este é um reconhecimento daquilo que nós estamos recebendo do atual comandante.
Eu espero que não seja só ele, mas que todos, que um dia poderão ser comandantes da corporação, lembrem que a vida da PM é passado, é presente e é futuro.
São coisas muito importantes para nós.
Há um sentimento agradável.
Posso dizer que estamos muito felizes em sentir isso junto de todos aqueles com quem temos contato.
"Os antigos comandantes, também foram homenageados com um toque de corneta especial, o toque de corneta, uma honra prestada ao oficial de mais alto posto que está a chegar a uma unidade militar, reconhecendo a sua autoridade e sendo uma forma de saudação.
A variação desse toque depende do protocolo da força armada ou unidade militar, existindo diferenças entre os toques de alvorada, que acordam os militares, e o toque de combate, para sinalizar uma batalha.
"Nós somos a única Polícia Militar do Brasil, a Polícia de Fontoura, onde por meio de lei, considerada como patrimônio histórico e cultural do povo paraense.
E agora nós fomos, aqui, com a portaria do nosso atual comandante geral que instituiu o toque da presença do veterano, Oficias e Praças nos diversos eventos cívico-militares, no meio caserna da Polícia Militar do Pará.", compartilhou o antigo Comandante-geral, coronel João Paulo Vieira da Silva.
Também participou o coronel Hilton Benigno, que esteve à frente da corporação nos anos de 2017 e 2018.
Ele destacou o significado de retornar ao quartel: "É sempre uma emoção voltar a esta Casa, que faz parte da nossa história e de nossa vida.
É gratificante ver o respeito e a valorização da trajetória de cada comandante que passou por aqui".

O chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ariel falou sobre a importância de reconhecer as gestões anteriores para construção de uma gestão no presente: "para a gente pensar no futuro, tem que exaltar o passado.
A experiência desses antigos comandantes-gerais é de fundamental importância para que a gente possa estar aprendendo, coletando dados daqueles que tanto fizeram pela corporação.
Esse é um momento único, onde nós podemos reencontrar nossos antigos comandantes, que nos serviram de espelho, que contribuíram para a formação e, acima de tudo, construíram a instituição Polícia Militar do Pará, a bicentenária instituição de Fontoura.
Então, é um momento de congratularmos com todos os presentes, e é muito importante essa convivência para que a gente possa estar sempre aprendendo e inovando a nossa Polícia Militar."Estiveram presentes ainda os antigos comandantes coronéis Solano, Daniel e Campos além de convidados especiais como os coronéis Piedade, Aquino e Sadala.
O encontro reforçou a união entre diferentes gerações da Polícia Militar do Pará, celebrando a história da instituição e valorizando os oficiais que contribuíram para a construção e fortalecimento da corporação
FOTO: ASCOM PMPA
O encontro reforçou a união entre diferentes gerações da Polícia Militar do Pará, celebrando a história da instituição e valorizando os oficiais que contribuíram para a construção e fortalecimento da corporação

Por Portal Destak Notícias, Darlan Fredson
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.