Luiz Ferraz e Kongjian Yu estavam a bordo; investigação apura causas do acidente.
Na noite de terça-feira (23), o coração do Pantanal sul-mato-grossense, na zona rural de Aquidauana, foi palco de uma tragédia que interrompeu sonhos e projetos.
Um avião de pequeno porte caiu, ceifando a vida de quatro pessoas, entre elas o renomado documentarista brasileiro Luiz Ferraz e o arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu, uma perda irreparável para o mundo da cultura e do urbanismo sustentável.
A Polícia Civil confirmou que, além de Ferraz e Yu, estavam a bordo o piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, e o também brasileiro Rubens Crispim Jr.
A delegada Ana Cláudia Medina, do Dracco, informou que o impacto da queda foi tão violento que o avião explodiu, tornando a identificação das vítimas um desafio.
O acidente ocorreu na região da Fazenda Barra Mansa, um conhecido destino turístico da região.
As equipes do Dracco e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para realizar a difícil tarefa de remoção dos corpos e iniciar a investigação das causas do acidente.
O acesso complicado à área e as condições climáticas típicas do Pantanal, com seus extremos de seca e cheia, deverão ser levados em consideração na apuração.
Legados Interrompidos
Luiz Ferraz, um talento que desde 2007 vinha enriquecendo o cenário audiovisual com seus documentários e projetos de não-ficção, deixa um legado de obras premiadas e reconhecidas internacionalmente. Entre seus trabalhos de destaque, estão a série "Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia", indicada ao Emmy Internacional, e "To Win or To Win", um sucesso de público no Oriente Médio.
Já Kongjian Yu, professor da Universidade de Pequim e fundador do escritório Turenscape, era um visionário da arquitetura paisagística, criador do conceito de cidades-esponja, uma abordagem inovadora para a gestão sustentável da água em áreas urbanas.
Com mais de 70 projetos implementados na China, Yu era consultor do governo chinês e estava no Brasil para participar da Bienal de Arquitetura, com planos de visitar o Pantanal sul-mato-grossense.
"Eles estavam trabalhando em um documentário sobre cidades esponja" - revelaram amigos de Ferraz ao g1.
Este é o segundo acidente aéreo registrado no Pantanal em setembro, o que acende um alerta sobre a segurança da aviação na região.
No último dia 16, o médico e pecuarista Ramiro Pereira de Matos também perdeu a vida em um acidente aéreo em Corumbá.
Fonte : Portal Destak Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.