domingo, 16 de novembro de 2025

COP30: SEMANA DO CLIMA DA AMAZÔNIA 2026 É LANÇADA NA CASA SESI

A II Semana do Clima da Amazônia 2026 foi oficialmente anunciada durante um coquetel realizado na Casa Sesi Indústria Criativa, em Belém (PA), como parte da programação paralela da COP30.
O evento foi promovido pelo Instituto Ethos em parceria com a Hydro, correalizadora da Jornada COP+, movimento multissetorial liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
O lançamento confirmou a continuidade da iniciativa após o sucesso da primeira edição, realizada em julho deste ano.
O encontro reuniu representantes de empresas, organizações da sociedade civil, lideranças amazônicas e diversos parceiros institucionais. 
Ao longo da programação, foi reforçado o caráter colaborativo da Semana do Clima, que já se consolidou como um importante espaço de articulação para soluções voltadas aos desafios ambientais, sociais e culturais da região.
Presentes no ato de lançamento da semana do clima da Amazônia
, em Belém . Foto : Fiepa
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará e da Jornada COP+, Alex Carvalho, afirmou que o setor produtivo disse sim à Semana do Clima e que se coloca como um elo nessa cadeia pelo desenvolvimento sustentável.
“Belém se transformou. 
Nós carregamos no peito hoje o orgulho de dizer para o mundo inteiro a nossa origem. 
Estamos construindo coletivamente uma Belém que seja respeitada e que imponha respeito como líder e referência na agenda de sustentabilidade climática, na agenda de desenvolvimento socioambiental e com competitividade econômica”, destacou.
Sociedade muito melhor
O CEO da Hydro, Anderson Baranov, destacou a importância da construção coletiva e de buscar soluções fortalecendo parcerias. “Quando a gente opta por fazer parte da solução, da construção, as coisas ficam mais fáceis e nós vamos ter uma sociedade muito melhor”, afirmou.
O presidente do Instituto Ethos, Carlos Magri, destacou que a Semana do Clima quer transformar Belém na capital permanente do debate climático.
“Vamos dar continuidade ao legado da COP30, monitorando compromissos e pactos. 
Afinal, o Brasil assume a presidência da COP a partir de agora. 
Nosso objetivo é fortalecer o compromisso do sul global, conectando as Amazônias e outras lideranças de outras regiões. 
Nossa missão é ver Belém reconhecida como capital do clima”, afirmou.
Semana do Clima da Amazônia
A edição inaugural, realizada em julho de 2025, destacou-se pela diversidade de atividades e pela integração entre diferentes setores. Além da programação principal, ações autogestionadas por comunidades, empresas e coletivos ampliaram o debate com experiências práticas do território, fortalecendo a participação local nos diálogos climáticos.
Com a confirmação da edição de 2026, a Semana do Clima da Amazônia se prepara para ser um ponto de convergência pós-COP30.
O evento reunirá especialistas, movimentos sociais, pesquisadores e representantes do setor produtivo para avaliar os resultados das negociações em Belém e propor novos caminhos para temas estratégicos, como a transição energética e justa. 
A proposta é que a Semana funcione como um espaço permanente de monitoramento, avaliação crítica e construção colaborativa de soluções.
Fonte : Blog do Jeso
Por Redação Blog do Xarope , Victor Palheta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.