Autoridades, rede de proteção e sociedade civil iniciam mobilização com ampla programação até 10 de dezembro
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Câmara de Vereadores e toda a Rede de Defesa e Proteção, abriu oficialmente na manhã desta quarta-feira (19), no auditório da Unama, a Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas.
A mobilização internacional busca prevenir, combater e conscientizar sobre todas as formas de violência de gênero.
Instituída em 1991 pela ONU Mulheres, a campanha ocorre no Brasil entre 20 de novembro e 10 de dezembro, conectando o Dia da Consciência Negra ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, evidenciando a interseccionalidade entre gênero, raça e justiça social.
O prefeito em exercício, Carlos Martins, destacou o compromisso do município com a garantia de direitos e a importância da atuação conjunta do poder público com a sociedade.
“O poder público tem a missão de garantir direitos.
Não podemos excluir ninguém: mulheres, crianças, idosos, população LGBTQIA+, indígenas, quilombolas. Ativismo não é só por 21 dias, é uma reflexão contínua.
Precisamos pensar no que cada um de nós pode fazer para transformar realidades”, afirmou Carlos.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, ressaltou o papel da informação e da denúncia no enfrentamento à violência.
“Ainda existem muitas subnotificações sobre violência contra mulheres.
Hoje, vizinhos, familiares e a própria rede estão mais encorajados a denunciar.
Nosso compromisso é ampliar o debate, fortalecer as mulheres e levar conhecimento também aos homens e às crianças, rompendo ciclos de violência”, observou Celsa.
Representando o Ministério Público, a promotora de Justiça Silvana Nascimento Vaz de Souza destacou a atuação integrada dos órgãos de proteção.
“Nosso objetivo maior é assegurar que toda mulher viva sem violência, um direito previsto internacionalmente.
Atuamos no combate, na prevenção e na articulação de políticas públicas. Campanhas como esta são essenciais para levar informação e conscientização à sociedade, inclusive às escolas, onde precisamos chegar cada vez mais cedo”, avaliou a promotora.
A coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, Noemi Moraes, reforçou o caráter transformador da campanha.
“Os 21 Dias de Ativismo nos convocam à responsabilidade. Precisamos combater todas as formas de violência, inclusive o racismo estrutural, que atinge tantas mulheres e meninas.
Cada pessoa pode contribuir disseminando informação e fortalecendo a rede de proteção”, afirmou Noemi.
A delegada da Criança, Adolescente e da Mulher, Andreza Souza, destacou a importância da prevenção e a qualidade da rede de atendimento local.
“Trabalhamos no combate e também na prevenção. Santarém tem uma rede articulada que muitos municípios não possuem: delegacia especializada, promotoria, vara especializada, Maria do Pará, Abrigo de Mulheres e Patrulha Maria da Penha, procuradoria da Mulher.
É uma atuação conjunta para garantir atendimento eficiente e humanizado”, observou a delegada.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Capitã Graciete Queiroz, destacou o trabalho contínuo realizado pela equipe, que atua de forma estratégica no acompanhamento de mulheres com medidas protetivas de urgência.
“A Patrulha Maria da Penha funciona em revezamento de segunda a sexta-feira e, em alguns períodos, também aos sábados, realizando visitas às mulheres assistidas pelo programa.
Nem todas as mulheres com medida protetiva integram o programa, apenas aquelas em situação mais emergencial.
O programa existe há três anos em Santarém e, nesse período, mais de mil mulheres já foram atendidas.
A capitã ressaltou ainda a importância do fortalecimento da rede de proteção e o impacto direto do programa na prevenção de feminicídios.
“Nesses três anos, nenhuma das assistidas pelo programa sofreu feminicídio em Santarém. Infelizmente, municípios próximos, como Belterra e Alenquer, registraram casos.
Por isso, precisamos fortalecer essa rede e disseminar esse trabalho para outros municípios.
E reforço: não tenhamos medo de denunciar”, afirmou Graciete.
O evento contou ainda com a presença do coordenador do Curso de Direito da Unama, Rafael Marques Cohen, acadêmicos, Polícia Militar – Patrulha Maria da Penha, vereadora Alba Leal, representando a Câmara de Vereadores, Sargento Nêmora, representando o Corpo de Bombeiros, e Adiara Pereira, representando o Fórum do Sistema Único de Assistência Social, entre outros integrantes da rede de assistência social e representantes de comunidades.
Programação dos 21 Dias de Ativismo em Santarém
Data/HoraAçãoLocalEndereço19/11 – 9h Abertura da Campanha Auditório da UNAMA Rua Rosa Vermelha
25/11 – 9h Blitz Educativa DEAM / Parapaz Av. Sérgio Henn
26/11 – 9h Ação da Campanha Cras Maracanã Tv. Santa Cruz – Nova Vitória
28/11 – 9h Encontro dos Presidentes de Comunidades Ministério Público Av. Mendonça Furtado – Liberdade
05/12 – 9h Encontro da Rede Ministério Público Av. Mendonça Furtado – Liberdade
06/12 – 9h Caminhada e Panfletagem dos Homens Complexo Mercadão 2000 Av. Tapajós
10/12 – 18h30 Encerramento com danças, zumba, capoeira e sorteios Orla em frente à Praça Tiradentes Em frente à academia pública
Entre as ações de destaque, a atividade do dia 6 de dezembro mobilizará os homens, reforçando a importância de seu engajamento no enfrentamento às violências que atingem mulheres e meninas.
A Campanha dos 21 Dias de Ativismo segue até 10 de dezembro com ações educativas, debates, mobilizações e fortalecimento da rede, reafirmando o compromisso de Santarém com a construção de uma sociedade justa, igualitária e livre de violência.
Autor(a): Geisa de Oliveira
Editor(a):Neysle Magalhães
Contato da Assessoria de Comunicação:
Ouvidoria:
Blog do Xarope via Geisa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.