quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Guedes diz que dispensou o FMI no Brasil: ‘Vai fazer previsão em outro lugar’


Durante participação no Fórum Moderniza Brasil, realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou as previsões pessimistas sobre a economia do Brasil e disse que dispensou a visita do Fundo Monteário Internaciona (FMI). “Não há dúvida que há um caminho institucional para dar certo. E nós queremos dar essa guinada. No primeiro ano, foco nas finanças públicas. 

A reforma da Previdência acabou com privilégios e controlou essa dinâmica explosiva. Segunda maior despesa era os juros. Nós mudamos a política fiscal, reduzimos os juros e economizamos R$ 100 bilhões por ano. A terceira grande grande despesa é o funcionalismo. Quando você está em uma economia de guerra, ainda quer aumento de salário? Então, ali, economizamos R$ 160 bilhões”, destacou Guedes, enaltecendo as medidas tomadas por sua equipe econômica.

“A verdade é que tivemos um desempenho que surpreendeu o mundo. Acharam que ia cair 10%, caiu 4%. Disseram que ia entrar em recessão, voltou em V, com crescimento forte. E agora a desgraça foi rolada para o ano que vem. Vou dizer até com delicadeza que nós estamos dispensando o FMI. Ele estão aqui há bastante tempo, havia bastante desequilíbrio. E eu assinei: ‘Pode voltar, pode passear lá fora’. Vieram aqui para prever uma queda de 9,7%, e a Inglaterra ia cair 4%. Nós caímos 4%, a Inglaterra, 9,7%. Achamos melhor eles fazerem previsões em outro lugar”, declarou o ministro, arrancando aplausos da plateia.


*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*


com informações JOVEMPAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.