quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Mais 100 quilos de sementes de árvores nativas são despejados na Ilha do Arapujá, em Altamira

Segunda etapa da força-tarefa que busca resgatar área devastada por incêndio no sudoeste do Pará foi concentrada em locais onde a água do rio não chega

Foto: 9º GBM - divulgação

O Governo do Estado, por meio do 9º Grupamento Bombeiro Militar completou nesta terça-feira (14 jan.2025), o lançamento de sementes de árvores nativas e frutíferas na ilha do Arapujá, em Altamira. Durante a manhã, novas sacas de sementes, com cerca de 100 quilos, foram despejadas pelo helicóptero da corporação na área atingida por incêndios em outubro do ano passado.
Foto : Divulgação / Agência Pará
A segunda etapa de despejo foi feita in loco, concentrando as sementes em áreas que ainda não tinham sido contempladas. 
O objetivo foi atingir pontos específicos da ilha onde a água ainda não chegou e permanecem secos.
A operação que objetiva recuperar áreas afetadas por incêndios florestais no Pará encerrou com êxito na região do Xingu e agora segue para as regiões dos Carajás e do Salgado.Operação Pan – O nome tem origem indígena e na língua tupi-guarani significa Arara, uma referência ao pássaro conhecido por fazer o processo de semeadura natural, ao pegar a semente das árvores e espalhar por toda a floresta.
Foto: 9º GBM – divulgação
  
A Operação é uma ação estratégica coordenada pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil Estadual, com o objetivo proteger áreas afetadas por incêndios florestais na região amazônica. 
A iniciativa mobiliza recursos humanos e tecnológicos, incluindo o uso de helicópteros para enfrentar os desafios ambientais e sociais provocados por incêndios.
Desde a sua implementação a operação já teve bons resultados como a redução da extensão e da gravidade de incêndios, proteção de ecossistemas frágeis e áreas de preservação, além do fortalecimento da conscientização ambiental entre as comunidades locais.
Fonte : A voz do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.