Capacitação inédita do MDA, apresentada na COP30, vai qualificar extensionistas da Emater para orientar agricultores familiares em práticas sustentáveis e no enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas
Agentes de campo a serviço da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), os chamados “extensionistas rurais do governo do Pará”, devem participar, no primeiro semestre do ano que vem, de um curso inovador quanto a como orientar melhor os agricultores familiares dos 144 municípios a adotar estratégias sustentáveis e a acionar políticas públicas no enfrentamento de mudanças climáticas.
A capacitação “Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e Mudança do Clima na Agricultura Familiar" foi pré-lançada nesta quinta-feira (20) pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em evento na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Emergências Climáticas (COP30), em Belém.
O Painel em questão realizou-se na Agrizone, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no bairro do Marco, com apresentação convidada da coordenadora de operações da Emater: engenheira ambiental Camila Salim, especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia e mestra em Ciências Ambientais.
“A importância da Emater neste contexto emergente de Ater Climática é levar políticas públicas que auxiliem os agricultores e agricultoras a reduzir o impactos das mudanças climáticas. Como exemplo, temos o PRA [Programa de Regularização Ambiental], o PSA [Pagamento por Serviços Ambientais] e o próprio crédito rural. Também ressaltamos a questão das tecnologias: a irrigação na implantação de SAFs [Sistemas Agroflorestais] é outro exemplo”, detalha.
Curso
O treinamento de 40h oferecido pelo MDA e parceiros será online, gratuito e aberto a qualquer pessoa, em nível MOOCs (Massive Open Online Courses - “online, abertos e massivos”, em inglês), por plataforma de Ensino à Distância (EAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A grade considera os saberes dos povos e comunidades originários e tradicionais, as legislações do setor e o uso de energias renováveis na produção rural.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.