quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Suspeitas de possíveis desvios de recursos gera desconforto no Templo da Assembleia de Deus em Santarém, o clima está tenso

“A congregação entrou em guerra, e envolve a liderança maior, Pastor Enoch Pinheiro”.
Enock Pinheiro é alvo de graves denúncias
Uma das igrejas evangélicas mais tradicionais de Santarém está em Pé de guerra. Após o Presbitério da Igreja detectar inúmeras irregularidades nas finanças da igreja e alguns desmandos promovidos pelo Pastor Enoch Pinheiro que centralizou nele a administração da igreja tanto patrimonial quanto financeira, como se fosse sua fazenda, ou a própria conta correte. 
As contas de 2016 do primeiro semestres foram aprovadas pelo conselho fiscal com ressalvas daí iniciou - se um estado de insatisfação com o pastor presidente Enoch Pinheiro que em assembleia geral jogou a culpa da igreja por estar no vermelho ao então presidente Pastor Jaime Pires que teria deixado a direção com um rombo de cerca de 300 mil reais. 
Porém, o pastor Jaime Pires entregou a igreja a Enoch Pinheiro em 2016 tendo a prestação de contas aprovada pelo Conselho fiscal da igreja local. 
O caso foi parar na Convenção de pastores da AD no Pará que através de seu presidente Pr. Gilberto Marques pediu que Enoch Pinheiro entregasse o cargo devido aos constantes comentários que circulam nas redes sociais e documentos entregues por pastores e presbíteros que não aceitam mais Enoch no comando da igreja em Santarém. 
Só que Enoch Pinheiro não obedeceu ao líder maior da COMIEADEPA, e continua na presidência. 
Pastor Gilberto Marques 
A situação será resolvida nesta sexta feira dia 15 quando Gilberto Marques chega a Santarém com uma comissão da convenção para por um fim nessa guerra santa.
Por telefone, uma pessoa que não quis se identificar disse que existe dois grupos, um liderado de pastores e presbíteros que não aceitam essas irregularidades e o grupo de pastores que são pagos pela igreja e alguns funcionários e membros que não querem a saída do atual presidente pois consequentemente perderão os seus salários.
A redação do Blog do Xarope durante 3 dias entrou em ação para investigar o caso, assim como ouviu várias pessoas envolvida no trabalho evangelístico da Igreja.
Veja alguns trechos que temos gravados, mas que por medidas de segurança não serão citadas.
Gravação 1: “Se o Pastor foi um dia missionário, ele esqueceu desse compromisso, hoje ele passou a ser um mercenário, tem o salário de 20 mil, reais e ainda tem ajuda de custo de quase 10 mil reais, ele paga plano de Saúde de 2 mil todo mês, paga água, luz telefone, tudo isso por fora. Ele quando chegou não quis morar na casa pastoral que fica ao lado da igreja, por isso foi concordado que fosse alugado uma casa para ele de 3.500 reais, hoje a igreja paga 4 mil.
Ele exigiu também 40 mil de moveis modulado, a diretória concordo. Ele comprou na Casa dos Presentes, que é do CO Pastor 52 mil de prataria, eu não sei para onde foi, mas comprou”.

Parecer do Conselho Fiscal
Gravação 2: “Trabalhar, ele não trabalha, não abre Igreja, ele fecha. Não presta conta. Ele tem uma Pajero importada que exigiu no valor de 80 mil reais. A Igreja está devendo na cidade. Só de programa em uma canal de TV e Rádio local é 2 meses, 12 mil mensal, dia 30 completa outro mês, eu mesma fui lá.
Ele está devendo para a viúva do nosso querido Pastor Daniel Brás 2 meses, que serviu 20 anos a igreja. Já vai vencer a terceira. A igreja está quebrada, mal administrada, os membros não estão dizimando por que não vendo obra cresceu. E as dividas estão acumulados”.
Gravação 3: “Foi feito uma proposta para ele deixar o comando da Igreja ao presidente Pastor Gilberto Marques, que prometeu afasta-lo até a convenção, fato que não aconteceu. Ele na verdade se recusou a sair, dizendo que tem apoio, ele usa meia dúzias de gente como porteiro, tesoureiro, contadores, pastores assalariados para fazer movimento tentando enganar as nossas lideranças. Nós temos uma Igreja de avivamento na cidade, muita gente”.
Gravação:“Nós precisamos de um homem de Deus, de um administrador. Administrar a assembléia é administrar uma cidade. Não é fácil administrar a nossa financias, sãos muitas comunidades, e centenas de Igreja. Desde de 1970, a igreja nunca tinha visto um pastor mal administrador, incompetente na igreja de Santarém. 
A demanda da igreja oscilam em terno 350 a 400 mil mensais, mas ela já caiu muito. Ele já está aqui quase 2 anos. 
Ele não pode comprar patrimônio para igreja, sem que a assembleia geral autorize, ele comprou carro, móveis, modulou o gabinete da esposa dele, vendeu um carro Fiat Uno, sem autorização da igreja, não passou pela assembleia geral. 
Comunicado
Ele está administrando a igreja, como se fosse a fazenda dele, ou a conta correte dele, e não é”
Tentamos localizar o Pastor Enoch Pinheiro durante os três dias, porém as nossas ligações não foram atendidas. 
Também estivemos na igreja por 2 vezes, e não encontramos para se defender das acusações.
Nessa sexta-feira está chegando a Santarém, uma comissão para decidir a situação, se Enock fica, ou se outro pastor assume a administração da igreja.
O certo é que o clima está muito tenso.    

2 comentários:

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.