É O FIM!
Pará fica em 2° lugar no ranking do desmatamento
Com 119 km² de devastação, o Pará ficou atrás apenas de Rondônia |
A Amazônia perdeu 385,5 quilômetros quadrados (km²) de florestas em outubro, de acordo com dados divulgados hoje (29) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Do total, 119 km² de floresta foram devastados no Pará, o que coloca o Estado no segundo lugar no ranking do desmatamento.
Os números são do sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter). A área é 52% maior que a registrada em setembro, quando os satélites identificaram 253,8 km² de novos desmatamentos. Na comparação com outubro de 2010, quando o Inpe apontou 388 km³ de derrubadas, não há diferenças significativas.
Rondônia foi o estado que mais desmatou em outubro, com 128,5 km² de floresta a menos, seguido pelo Pará, com 119 km² de derrubadas. Mato Grosso aparece em seguida, com 98 km² de novas áreas derrubadas, e o Amazonas, com 18 km². Em Roraima, o Inpe identificou 8 km² de derrubadas em outubro, no Maranhão, 6,53 km², no Acre, 4,32 km². Tocantins e Amapá registraram 0,8 km² e 0,65 km² de novos desmatamentos, respectivamente.
De acordo com o Inpe, 17% da região estava encoberta por nuvens em outubro, que impediram a visualização de algumas áreas.
O Deter, que revela dados mensais, monitora áreas maiores de 25 hectares e serve para orientar a fiscalização ambiental. Além do corte raso (desmatamento total), o sistema registra a degradação progressiva da floresta.
A taxa anual de desmate é calculada por outro sistema, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que é mais preciso, por avaliar áreas menores. Em 2010, a taxa anual foi 7 mil km². A nova estimativa de desmatamento anual, com dados para o período entre agosto de 2010 e julho de 2011, deve ser divulgada nas próximas semanas. (DOL, com ABr)
Xarope quem devasta, quem derruba árvores não são os pareenses, são pessoas oriundas de outros estados,com maior demanda de Mato Grosso.Mas a culpa disso tudo é o próprio governo federal que não fiscaliza nem pune como deveria os grileiros desse pais.Atualmente as maiores extensões de terras estão em maos de latifundiários...o INCrA,IBama e outros orgãos só servem de enfeite,porque além de não terem condições de trabalho ainda há a corrupção que vem acabando com o Brasil... Joao Chupel morreu aqui em Itaituba denunciando roubo de madeira em reserva ambiental e deu em alguma coisa??Há informações de que o Ibama estaria saindo de Itaituba...O parense não se envolve em agronegócio...Então a estatístca é no Para,mas os causadorws dela não são os parenses...
ResponderExcluir