terça-feira, 8 de abril de 2014

Fim do contrato da Pró-Saúde deixa em alerta funcionários do HRBA em Santarém

Apesar do termino do contrato, Fontes informaram ao QG do Xarope que a Pró-Saúde concorre novamente em nova licitação para administrar o HRBA.

"Um corre-corre nas dependências do HRBA em Santarém, nesta 3ª feira, foi provocado pela informação do pedido da assinatura do aviso prévio pela direção da empresa Pró-Saúde que administra o Hospital por conta do fim do Contrato assinado com o Governo Simão Jatene. O pavor aumenta quando existe a possibilidade de não acontecer as indenizações em dinheiro".

Contrato de cinco anos chegou ao fim e Pró-Saúde sai, um prenúncio de que a sexta feira da Paixão começou mais cedo para os funcionários do HRBA, em Santarém. nesta terça-feira, quando receberam a inesperada comunicação de que todos os funcionários da Pró-Saúde (que administra vários hospitais no Pará, entre eles o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – HRBA), entram de aviso prévio. Falta de vontade política do governo do Estado que deveria ter feito a troca de direção dos Hospitais Regionais, antes que a Pró-Saúde encerrasse seu contrato de vez ou omissão da Justiça do Trabalho, que deveria fiscalizar o contrato que foi assinado entre a empresa administradora e o governo estadual. Fato é que a demissão em massa dos servidores contratados pela empresa administradora hospitalar serviu para desestabilizar emocionalmente muitos dos contratados.

Entenda os Fatos- O final de contrato de cinco anos da Pró-Saúde, com o Governo do estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), venceu no dia 05 de maio de 2013 e foi prorrogado por mais um ano. Só que agora não pode ser mais prorrogado e no dia 05 de maio de 2014 termina o contrato da Pró-Saúde com o Governo do Estado.
Fontes informaram ao QG do Xarope que a Pró-Saúde concorre novamente em nova licitação para administrar o HRBA. A abertura do processo de licitação aconteceu no dia 31 de março deste ano e o resultado será publicado no Diário Oficial do Estado no próximo dia 30 de abril. Porém, enquanto a empresa vencedora da nova licitação não for divulgada pela Sespa, os funcionários continuarão de aviso prévio. A notícia esta´tirando o sono e a tranquilidade não somente de funcionários, como também desagradou e pegou de surpresa funcionários, pacientes e familiares de pessoas que fazem tratamento no HRBA.
Os pacientes temem que a saída da Pró-Saúde possa afetar a qualidade do atendimento prestado a pessoas de várias cidades do Baixo e Médio Amazonas e outros estados da Região Norte, haja vista que o HRBA é referência na saúde em nossa região e dezenas de pessoas diariamente chegam à Santarém em busca de tratamento de média e alta complexidade. A empresa Pró-Saúde será alvo de uma Comissão parlamentar de Inquérito (CPI) aprovada pela maioria dos deputados, na Asssmbléia Legislativa do Pará.
MINA DE OURO:A margem do lucro é tamanha que a Pró-Saúde chega a utilizar recursos públicos destinados à manutenção dos hospitais, como o de Santarém, para custear despesas de outros hospitais administrados por ela, inclusive particulares, como é o caso dos Hospitais de Altamira, de Marabá e até de Porto Trombetas, conforme observado no balancete de prestação de contas de fevereiro de 2013.
Após encaminhar questionamentos para a Pró-Saúde acerca do contrato de gestão com o Hospital Galileu e com os demais hospitais regionais administrado pela OS, a imprensa de Belém do Pará teve uma surpresa da prestadora de serviço de saúde. Em nota, a Pró-Saúde informou apenas que todas as informações sobre o resultado final da Convocação Pública, Edital de Seleção para o Hospital Galileu, “são públicas e estiveram disponíveis no Diário Oficial do Estado do Pará, edição de 23/1/2014” e que “todos os contratos celebrados com o Governo do Pará são públicos e estão disponíveis no Diário Oficial do Estado do Pará”.
Caras de Santo- A OS assegura, ainda, que não responde a qualquer inquérito policial na Justiça Estadual ou no Tribunal Regional Federal da Primeira Região envolvendo sua atuação no Tocantins.

3 comentários:

  1. voce sabe quais sao mas empresas conrrendo a licitacao?

    ResponderExcluir
  2. A organização social que administra o hospital Baixo Amazonas, chamada Pro-Saude contratou uma empresa do Rio de Janeiro em meados de 2013 para fazer a gestão do serviço de hemodiálise.
    A empresa contratada Dimpi que usa o nome fantasia de Lifecare era uma empresa estabelecida em escritório de contabilidade no centro do Rio sem estrutura para implantar o serviço no lugar de uma empresa chamada Ganso.
    Foi a própria OS que emprestou dinheiro a Dimpi para implantar a gestão.
    Como a Pro-Saude pode terceirizar um serviço para uma empresa em 2014 esta com um faturamento de quase oito milhões anuais, se ela recebe apenas uma taxa de 10% a cargo da administração do hospital?
    Uma das sócias da Dimpi já se envolveu em escândalos no Rio de Janeiro com uma empresa que administrava o Rio Imagem.
    A Dimpi era apenas uma empresa para emitir nota dos serviços prestados na área de Radiologia.
    A uma grande suspeita que algum politico do PMDB leva uma mesada a troco deste favorecimento.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber do diretor do Hospital Baixo Amazonas Dr. Herbert as respostas para as seguintes perguntas.
    1 - Como a Pro-Saude encontrou a Dimpi para fazer a gestão da hemodiálise?
    2 - Foi aberta alguma licitação para apresentação de propostas para este serviço?
    3 - Como uma empresa Dimpi que na época não tinha uma estrutura e também não apresentava em seu objetivo social a execução deste determinado serviço?
    3 - Porque a própria OS não contrata os funcionários para realização dos serviços?
    4 - Porque no inicio alguns documentos, como o da vigilância sanitária eram emitidos no nome da Pro-Saude e não Dimpi?
    5 - A Dimpi foi contratada em caráter de urgência?
    6 - No inicio da gestão da Dimpi a Pro Saúde não adiantou uma verba de Mais ou menos R$ 250.000,00 e ainda parcelou?
    7 - Nas notas que foram emitidas pela Dimpi com até valor não saiu como adiantamento de medicamentos?
    8 - Quaus foram as garantias oferecidas pela Dimpi para quitar este empréstimo, se tinham um capital social de apenas R$ 10.000,00.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.