quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Pesquisa Destak indica desaprovação do prefeito Alexandre Lunelli em Brasil Novo, e aponta Pirica do MDB como seu principal opositor na eleição de 2020

Alexandre, Noedson, Pirica e Zé Carlos, pré-candidatos a prefeito de Brasil Novo
Enquanto as máquinas de mentira do submundo das redes se encarregam de espalhar noticias fantasiosas, as eleições de 2020 já estão sendo articuladas pelos partidos e seus pretendentes a cargos eletivos, bem antes do que esperava, e dessa forma as pesquisas eleitorais surgem como o termômetro dessa disputa. 
Isso não é propriamente novidade, mas talvez tenha sido sempre assim, desde tempos imemoriais, mas estamos vivendo, sobretudo no Brasil, uma espécie de crise de informação particularmente aguda, em função da conjuntura política, elevando o grau de describilidade das informações. 
Mas nem tudo são fake news nessa corrida “armada” para a prefeitura e câmaras municipais, faltando ainda mais de um ano e meio pra acontecer. È aí, que entram as primeiras pesquisas para demonstrar com maior desenvoltura, como eles se saíram no cargo que ocuparam, pois esse é o maior reflexo sobre como eles vão se comportar perante o publico e como o publico, ou seja, os eleitores se sentem em relação ao trabalho que foi feito pelos parlamentares que, ora buscam, a reeleição e ou disputam novos cargos eletivos. 
(ESTIMULADA) 
A pesquisa da Destak realizada entre os dias 08 e 09 de Agosto no município de Brasil Novo, na região do Xingu, sudoeste do estado do Pará, com uma área de 6.362 km2 e população estimada de 14.834 habitantes de segundos dados do IBGE, com 300 pessoas recentemente, aponta o vereador Pirica(37,4) e Alexandre Lunelli (29,8) num páreo maior de intenção de votos para prefeito, seguidos de Noedson Carvalho (13,1) e Zé Carlos (10,6).
Na espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando questionado, Pirica aparece em 1º com 25,5%; seguido por Alexandre (23,8%) – ocorrendo um empate técnico.
Em terceiro lugar está Noedson da Saúde, com 7,7% da intenção de votos.
A margem de erro da pesquisa é de 3,5%, para mais ou para menos. 300 pessoas de Brasil Novo foram entrevistadas.
ESPONTÂNEA
Cenário com 3 
Em um cenário com apenas 3 candidatos — sem o nome de Zé Carlos, que também é do MDB — a pesquisa estimulada coloca Pirica com quase 42%, quase 12 pontos percentuais do 2º colocado, Alexandre (30,6%).
Cenário com 2 
Em um cenário com apenas 2 candidatos, como o que ocorreu em 2016 (quando a disputa foi entre Alexandre e Zé Carlos), Pirica ganharia a eleição para prefeito de Brasil Novo, se a eleição fosse hoje, com quase 44% dos votos.
Cenário Alexandre versus Pirica 
Cenário com 2 
Alexandre teria 35,6%. O atual prefeito só venceria a eleição, de acordo com esse novo levantamento da Destak, se o seu adversário fosse Noedson da Saúde.
O confronto entre dois ficaria 35,9% a 27,4%.
Avaliação de Helder Barbalho e Bolsonaro
O governador Helder Barbalho obteve boa avaliação de seu governo (45,5), mas a excelência ficou com apenas 10,6 %. O presidente Jair Bolsonaro tem 13,6 como péssima sua administração, regular negativa 17,4, boa 35,6 e excelente chega aos 12,1. 
Quanto aos vereadores do município, 23 nomes foram citados na pesquisa: Pirica(27,3), prof. Valter (6,1), Sid Alaercio (6,1) Gato (5,3), Nilson Pop FM (5,3) Waltinho das casas Bahia (4,5) Jiovana Lunelli (3,8) Marquinhos Goleiro (2,3), Hilda (2,3), Dino Freitas ( 2,3) Sandrinho Sperotto (1,5) Manelão (1,5) Antonio Roco , Núbia Lafaiete, Graca, Carlinha, Eitor, Carla Farias, Simonal (prof. De musica) Marta (Dinamar), Neto Portela e Adriana Araujo também ganharam intenção de votos ao pleito de 2020.
CÂMARA DE VEREADORES
As secretarias municipais também foram incluídas na pesquisa e todas apresentam boas avaliações variando entre 20 a 30%, com exceção da secretaria de obras que apresenta ruim/péssimo em mais 40%, e para a secretaria de meio ambiente que obteve regular de 43,9%. 
Ao serem questionado sobre em quem você( NÃO), jamais votaria para prefeito de Brasil Novo se eleição fosse hoje? (Estimulada), o prefeito Alexandre Lunelli aparece com 32,6%, seguido de Noedson 19,7%, Zé Carlos 15,9%, Pirica 8,3%. Outro 1,5%, Não rejeita 6,8% e NS SR 15,2%.
REJEIÇÃO DE VOTO
Quanto ao questionamento se aprova ou desaprova a maneira que o prefeito Alexandre vem governando Brasil Novo? 55,3% Desaprova, 38,6% Aprova e apenas 6,1 disseram não saber. 
Todavia o cenário político que se desenha para o ano eleitoral possui seus mistérios que nem sempre os melhores analistas e pesquisadores saibam decifrar. 
Nesse ínterim, vale ressaltar que a Destak ao perguntar: você se sente representado pelos políticos de Brasil Novo? Apenas 34,1 % se sentem representados, mas 55,3 % disseram que nem de longe se sentem representados pelos políticos que estão, classificando uma notória rejeição ate mesmo em se falar de política denotando uma grave insatisfação com a classe. 
Em relação a expectativa de mudança de opinião, onde o questionamento é tudo que você respondeu é: 56, 1% disseram que tudo que falaram é definitivo, 28,8% ainda pode mudar, 12,9% dificilmente mudará e NS SR 2,3%.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.