Presidente da Câmara está entre os parlamentares cassados; suspeita é de candidaturas laranja de mulheres, em três chapas
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) cassou o mandato de sete vereadores do município de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, entre eles o presidente da Câmara Municipal, vereador Marco Antônio Teixeira (PSC), o “Marco da Ambulância”.
O processo teria sido motivado pelo suposto uso de candidaturas laranja de mulheres e pelo não cumprimento dos 30% da cota para mulheres em três chapas, nas eleições de 2016, o que caracteriza fraude eleitoral.
Além do presidente, o TRE/PA cassou também os mandatos dos vereadores Rogério Sousa, o Rodinha (PL); Edimilson Galeno (DEM); Capitão Félix (DEM); Edivaldo Correa Lima, o Vadico (PP), Alex Sander (PSC) e José Maria Ferreira Nunes, o Nunes Promoções (PTB).
A decisão determinou a perda dos mandatos, porém foram mantidos os direitos políticos, o que significa que os condenados podem concorrer novamente nas eleições de 2020. O TRE/PA também ordenou a recontagem dos votos.
Em nota, o Tribunal informou que os magistrados decidiram, por unanimidade, cassar a chapa dos vereadores em razão de não observância do cumprimento da cota de gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.