sexta-feira, 22 de maio de 2020

Policia Federal já ouviu 8 pessoas na operação que investiga desvio de recurso e fraudes na educação de Altamira

Em entrevista coletiva na sede da Policia Federal em Altamira, na manhã desta sexta-feira, 22, o Delegado Gustavo Paolinelli, responsável pela operação que investiga desvio de recursos da Secretaria de Educação de Altamira, no sudoeste do Pará, afirmou que já ouviu 8 pessoas e várias outras serão convocadas a prestar esclarecimentos.
De acordo com delegado o processo corre sob sigilo e por isso, não poderia passar muitas informações, mas adiantou que há fortes indícios de fraude envolvendo recursos do Fundo Municipal de Educação.
A secretária de educação, Márcia Danielle, prestou depoimento na manhã desta sexta-feira, 22, acompanhada de seu advogado. Já o vereador Roni Heck (MDB), esposo da secretária, ainda será ouvido pela PF. Ele continua preso na Delegacia de Polícia Civil de Altamira e deve passar por uma audiência de custodia, ou seja, ele deverá ser ouvido ainda hoje pelo juiz, que vai avaliar a legalidade de sua prisão. A detenção do vereador se deu por conta de que durante a operação a polícia encontrou uma arma de fogo em sua residência sem o registro.
Gustavo Paolinelli – delegado da Polícia Federal
Segundo o delegado da Polícia Federal, a operação “Olho de Hórus”, deflagrada na manhã de ontem, em Altamira e no distrito de Castelo de Sonhos, tem como objetivo de combater o desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações do Fundo Municipal de Educação, que segundo a PF pode superar a quantia de R$ 200 mil reais.
A Policia Federal tem o prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado para concluir as investigações.
De acordo com delegado, tanto a presidência da Câmara de Vereadores quanto a Prefeitura serão notificadas ainda hoje da decisão da justiça, que determina o afastamento das funções de vereador como também da secretária de Educação, por tempo indeterminado, para não atrapalharem as investigações.
A operação de ontem foi realizada em conjunto entre as policias Federal e Civil e conta com a participação de 30 policiais e é um dos desdobramentos da apreensão de mercadorias, destinadas a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), ocorrida no dia 11 de abril, na residência do vereador, no distrito de Castelo de Sonhos.
Texto e Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.