O ex-governador Simão Jatene (PSDB) anunciou na última terça-feira (21), em reunião realizada no escritório do PSB, que não será candidato a prefeito de Belém nas eleições de novembro. O prefeito tucano Zenaldo Coutinho esteve presente ao encontro, juntamente com o deputado federal Cássio Andrade (PSB), o deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Freitas (PSDB), apontados como os três nomes que poderão concorrer à prefeitura numa composição que deve envolver em torno de dez legendas.
No encontro, Jatene, que vinha sendo alvo das pressões de alguns segmentos para ser candidato, justificou sua desistência alegando que, além de sua longa trajetória política - na qual desponta o fato de ter sido o único político paraense eleito governador do estado por três vezes, pelo voto direto -, ele mesmo deixou o governo do Pará há apenas um ano e meio, daí achar que a hora é de renovação.
O ex-governador reforçou que uma candidatura jovem é muito mais relevante na atual conjuntura e tem melhores condições de disputar a Prefeitura de Belém. Mas adiantou que vai ter presença ativa no apoio ao candidato que vier a ser escolhido, comprometendo-se, inclusive, a participar da elaboração do programa de governo. Para tanto, Jatene deverá debruçar-se inicialmente no levantamento de números que forneçam um panorama da situação em que a Capital se encontra em vários setores, para alicerçar as propostas que deverão ser defendidas pelo candidato durante a campanha eleitoral.
O Espaço Aberto apurou que, na reunião, não chegou a se definir quem será o candidato. Mas é quase certo que essa escolha recairá entre Cássio Andrade ou Thiago Araújo, uma vez que o vereador Mauro Freitas deverá mesmo disputar a reeleição para a Câmara Municipal.
Decisão de Jatene reforça muitas dúvidas e poucas certezas
A decisão de Jatene representa novas perspectivas eleitorais que se esboçam daqui para a frente, ao mesmo tempo em que começa a expor com mais clareza várias alternativas e possibilidades sobre as forças políticas que aos poucos haverão de se amoldar às conveniências, interesses e circunstâncias inerentes e naturais em qualquer processo eleitoral.
Uma das questões que a decisão de Jatene suscita é bem clara: além do deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), definido e proclamado como pré-candidato, numa aliança que inclui o PT, PDT, PCdoB e outras legendas, que outros nomes estarão nos palanques pleiteando o cargo de prefeito da Capital? Para que essa conjunção de forças se exiba claramente, ainda estão em curso negociações de bastidores que por enquanto oferecem muitas dúvidas e poucas certezas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.