Somando todos os municípios do oeste paraense, a região totaliza cerca de 40 mil inscrições
![]() |
Créditos : Imagem ilustrativa |
Na região oeste do Pará, o município de Santarém lidera com o maior número de inscritos na edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 20.754 até quarta-feira(30).
Desses, 17.974 já tiveram as inscrições confirmadas e 4.859 são de concluintes do ensino médio.
Os dados foram obtidos pelo Portal OESTADONET junto à plataforma interativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Dessas, 34.206 já estão confirmadas e 11.137 são de estudantes que devem concluir o ensino médio ainda este ano, o que reforça a importância do Enem como etapa decisiva para o futuro acadêmico e profissional desses jovens.
O Painel Enem revela ainda o desempenho de outras cidades da região no número de candidatos inscritos. Itaituba aparece em segundo lugar com 3.457 inscritos, seguida por Óbidos (2.770), Oriximiná (2.620), Juruti (2.372), Monte Alegre (2.136) e Alenquer (2.046). Os demais municípios da região também apresentam participação expressiva: Rurópolis (938), Novo Progresso (688), Prainha (669), Almeirim (659) e Jacareacanga (390).
De acordo com o Inep, os dados do Painel Enem 2025 estão disponíveis para consulta pública e têm como objetivo ampliar a transparência e fornecer subsídios para a atuação de gestores educacionais, pesquisadores, organizações da sociedade civil e imprensa.
A iniciativa também permite que estados e municípios acompanhem o desempenho e a adesão dos estudantes ao exame, além de facilitar o planejamento de políticas públicas voltadas para o acesso ao ensino superior.
As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.
No entanto, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá no estado do Pará durante o mesmo período, três municípios da Região Metropolitana de Belém terão um cronograma diferenciado: Belém, Ananindeua e Marituba aplicarão as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
A medida busca garantir a logística adequada e evitar prejuízos aos candidatos dessas localidades.
Criado com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, o Enem se consolidou ao longo dos anos como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Através do exame, os estudantes podem concorrer a vagas em instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de participar de programas como o Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas em instituições privadas.
Fonte : Portal Oestadonet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.