quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

DUAS PARAENSES SÃO ALVOS DE XENOFOBIA NO RJ ; 'VIERAM DA ALDEIA INDÍGENA LÁ DO PARÁ'

Motociclista ironiza origem das vítimas durante passeio no morro do Vidigal.
Duas paraenses são alvos de xenofobia no RJ; ‘vieram da aldeia indígena lá do Pará’ Crédito: Reprodução/Redes Sociais
Um vídeo que circula nas redes sociais tem gerado indignação ao expor uma situação de xenofobia contra mulheres paraenses no Rio de Janeiro. 
As imagens mostram um motociclista interagindo com duas mulheres do Pará que aguardavam para iniciar um passeio turístico no morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio.

Durante a gravação, o homem faz comentários em tom de “brincadeira”, ironizando a origem das mulheres ao afirmar que elas teriam vindo “de canoa” de alguma aldeia indígena do Pará. 
As falas, apesar do tom descontraído adotado pelo motociclista, reforçam estereótipos preconceituosos e foram interpretadas por internautas como ofensivas.


Ad loading
A situação reacendeu o debate sobre a xenofobia enfrentada por nortistas, especialmente paraenses, em outras regiões do país. 
Comentários que associam o Pará exclusivamente a povos indígenas, isolamento ou atraso são frequentemente apontados como formas de desinformação e preconceito cultural.
Nas redes sociais, usuários criticaram a postura do motociclista e destacaram que esse tipo de discurso, mesmo travestido de humor, contribui para a naturalização do preconceito contra pessoas da região Norte. 
Outros ressaltaram a importância de respeitar a diversidade cultural brasileira e combater narrativas que reforçam estigmas históricos.
Até o momento, não há informações sobre manifestação do autor do vídeo. O caso serve como alerta para a necessidade de discutir o respeito às identidades regionais e combater práticas xenofóbicas, ainda comuns no cotidiano e nas plataformas digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.