domingo, 29 de outubro de 2017

Revoltados garimpeiros e moradores colocam fogo em prédios de órgãos ambientais de Humaitá

 A cidade de Humaitá no sul do Amazonas, 600 km de Manaus, viveu momentos de terror após vândalos atearem fogo nos prédios, barcos e veículos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizados na Avenida Transamazônica. IBAMA, Força Nacional e Polícia Federal faziam operação Ouro Fino em combate a extração ilegal de ouro no Rio Madeira.
De acordo com populares após o IBAMA atear fogo nas balsas de garimpos, os supostos garimpeiros foram até o prefeito Herivaneo Seixas em seguida deslocaram para o prédio do IBAMA para soluciona o problema, chegando no local, vândalos atearam fogo nos prédios, veículos e materiais apreendidos de operações anteriores.
Depois seguiram para o prédio do ICMBio, próximo a estação rodoviária, ateando fogo em tudo, inclusive nas lanchas. duas casas chegaram á iniciar o fogo, mais foram controlado por moradores.
Por volta das 17 horas manifestantes seguiram em direção ao alojamento da Força Nacional, que fica no Incra. A Polícia Militar do 4° BPM foi acionada é conseguiu resgatar polícias da Força Nacional que estavam encurralados por manifestantes, Evitando o pior.

Em seguida seguiram em direção a Marinha com o objetivo de atear fogo na vila, na qual mora os militares é familiares. Mas não conseguiram devido ao forte esquema de segurança da PM que entrou em confronto com os manifestantes conseguindo impedir uma tragédia.
Enquanto isso dentro da vila, por volta das 18 horas, Militares da Marinha e familiares explicava através do Whatsapp quem não tinham nenhum envolvimento com o incêndio contra os garimpeiros, e que ali tinha crianças.
Por volta das 21:00 horas a PM restaurou a ordem. E na virada da noite chegou um contingente do 54° Bis (Exército), Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e da Polícia Federal, para reforçar a segurança e ajudar nas investigações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.