quinta-feira, 28 de maio de 2026

Comando do 4º Distrito Naval forma novos Operadores Ribeirinhos com marco inédito da participação feminina

O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib), Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, realizará, no dia 28 de maio (quinta-feira), às 19h, a Cerimônia de Conclusão do Curso Expedito de Operações Ribeirinhas (C-Exp-OpRib) 2026, um dos cursos operacionais mais exigentes conduzidos pela Marinha do Brasil na Amazônia.
Pela primeira vez em 27 anos, mulheres concluirão o C-Exp-OpRib, passando a integrar o seleto grupo de operadores ribeirinhos formados pela Marinha do Brasil.
A edição de 2026 iniciou com 128 voluntários apresentados ao processo seletivo e será concluída por apenas 28 militares, após semanas de intenso treinamento físico, mental e operacional. 
Pela primeira vez em 27 anos, mulheres concluirão o C-Exp-OpRib, passando a integrar o seleto grupo de operadores ribeirinhos formados pela Marinha do Brasil.

Pará é o Estado do Norte que mais reduziu homicídios entre jovens, aponta Atlas da Violência 2026

Além disso, o Estado ficou entre os dez do País com os índices mais positivos desde 2022, reflexo dos investimentos do governo do Pará em segurança pública e cidadania .
De acordo com o estudo, publicado pelo Atlas da Violência 2026, o Estado registrou queda de 38,6% nesse tipo de crime, entre 2014 e 2024.
O Pará é o Estado da região Norte que mais reduziu homicídios entre jovens de 15 a 29 anos na última década, aponta levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última terça-feira (25). 

Debate no Rio2C destaca inovação, TV 3.0 e incentivo ao audiovisual

Encontro reúne, até domingo (31), profissionais da indústria criativa .
© Tomaz Silva/Agência Brasil
Inovação tecnológica, TV 3.0 e mais espaços para difusão do conteúdo nacional foram os principais temas das discussões, nesta quinta-feira (28), no espaço do Ministério da Cultura, durante a programação do Rio2C
O encontro, que reúne anualmente profissionais da indústria criativa no Rio de Janeiro, ocorre até domingo (31), na Cidade das Artes.

Jovem conta que recebia socos e era afundada na piscina por Jairinho

Testemunha do caso Henry diz que era agredida quando criança .
© Tomaz Silva/Agência Brasil
A estudante de turismo Kaylane de Oliveira Duarte Pereira, atualmente com 18 anos, relatou nesta quinta-feira (28), no quarto dia de julgamento do caso Henry Borel, ter sido agredida pelo réu, o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho.
Kaylane é filha de Natasha de Oliveira Machado, ex-namorada de Jairinho, que é acusado de ter matado o menino Henry Borel, de 4 anos, em março de 2021. 
O depoimento da jovem foi nesta manhã, no 2º Tribunal do Júri no Rio de Janeiro.

Polícia Civil recupera celular furtado e prende duas suspeitas no Pará

De acordo com a vítima, o furto ocorreu em sua residência durante a madrugada.
Ao acordar, o homem percebeu que a porta de sua residência estava entreaberta, constatando o desaparecimento dos referidos bens.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Soure, efetuou a prisão em flagrante de duas mulheres investigadas pelos crimes de furto qualificado e receptação dolosa, nesta terça-feira (27). De acordo com a vítima, o furto ocorreu em sua residência durante a madrugada.
Segundo o relato, indivíduos teriam adentrado em sua residência e subtraído um aparelho celular, além de duas garrafinhas contendo moedas. 

Grávida de 9 meses é presa suspeita de integrar facção criminosa no nordeste do Pará

Segundo a Polícia Civil, a mulher atuava como “orientadora” do Comando Vermelho, responsável pela comunicação interna da facção e cobranças de extorsão em Salinópolis.
Grávida de 9 meses é presa suspeita de integrar facção criminosa no nordeste do Pará Crédito: Divulgação .
Uma mulher identificada como Emily Vitória Azevedo foi presa pela Polícia Civil no município de Bragança, no nordeste do Pará, suspeita de integrar uma organização criminosa com atuação em Salinópolis e outras cidades da região.
De acordo com o delegado Anselmo Vilela, a suspeita, que está grávida de nove meses, exercia a função de “orientadora” dentro da facção criminosa Comando Vermelho (CV). 

Remo: médico descarta retorno de Taliari antes da Copa do Mundo

Atacante do Leão Azul teve mudança no diagnóstico muscular e só deve voltar aos gramados no meio de junho, segundo departamento médico.
Atacante está lesionado e não joga antes da Copa do Mundo - Crédito: Samara Miranda/Remo
O Clube do Remo não poderá contar com o atacante Gabriel Taliari antes da paralisação do calendário para a Copa do Mundo de 2026. 
O médico do clube, Jean Klay, confirmou que o jogador teve agravamento na lesão muscular na coxa direita e só deve retornar aos treinamentos com o elenco nas próximas semanas.

CASO LÍBIA: JULGAMENTO OCORRE NESTA QUINTA-FEIRA, 28, EM SANTARÉM

Jussara Nadiny Cardoso Paixão senta no banco dos réus nesta quinta-feira (28) para o julgamento sobre a morte de Líbia Tavares dos Santos, 28 anos, ocorrida na Avenida Sérgio Henn com a Rua Palhão, bairro Aeroporto Velho, em Santarém.
Contra a acusada o crime é de homicídio qualificado, artigo 121.
O júri está sendo presidido pelo Juiz Gabriel Veloso de Araújo, Titular da 3ª Vara Criminal e Diretor do Fórum da Comarca de Santarém. 
Contra a acusada o crime é de homicídio qualificado, artigo 121.
“A defesa veio trazer hoje uma infelicidade para ambas as famílias, no entanto, que a própria vítima sobe no carro, soca o carro e o que tentamos trazer é o excesso culposo, pois foi a vítima que foi atrás da Jussara”, destacou o advogado de defesa, Igor Dolzanis.

Incêndio em escola no Quênia deixa 16 estudantes mortas

Tragédia em dormitório feminino no Vale do Rift provocou dezenas de feridos; policiais buscam por alunas desaparecidas que teriam fugido do fogo.
O fogo atingiu o alojamento da Escola Secundária Feminina Utumishi, localizada na cidade de Gilgil, na região do Vale do Rift, no Condado de Nakuru.
rotina silenciosa de uma escola feminina no interior do Quênia foi interrompida por uma tragédia devastadora durante a noite. 
Em meio ao desespero provocado pelas chamas e à correria de estudantes tentando escapar, um incêndio de grandes proporções transformou o dormitório de uma instituição de ensino em cenário de morte, medo e incerteza.

Menina de 12 anos é resgatada em Altamira após denúncia de estupro de vulnerável

A mãe da menor teria viajado para Uruará e deixado a menina morando com o namorado.
Segundo as autoridades, um homem foi apontado como responsável por manter relação com a criança.
Uma denúncia anônima mobilizou o Conselho Tutelar e a Polícia Militar em Altamira (PA) e resultou no resgate de uma menina de 12 anos na zona rural do município, na gleba Assurini. 
Segundo as autoridades, um homem foi apontado como responsável por manter relação com a criança. 

Mortalidade materna: Brasil ainda perde centenas de mulheres por ano

Índice é de 56,4 a cada 100 mil nascidos vivos .
A meta do país é chegar a 30 mortes a cada 100 mil nascidos vivos até 2030.
O Brasil ainda perde centenas de mulheres por ano durante a gestação ou em um período de 42 dias após o fim da gravidez.
A razão de mortalidade materna no país é de 56,4 a cada 100 mil nascidos vivos, segundo os últimos dados disponíveis, de 2024. 
Isso significa que, apenas neste ano, foram registrados 1.347 óbitos. A meta do país é chegar a 30 mortes a cada 100 mil nascidos vivos até 2030.

Integração entre instituições reforça o Maio Amarelo em Goiás

Fiscalizações e atividades educativas unem esforços pela preservação de vidas no trânsito .
As iniciativas envolveram abordagens educativas, fiscalizações direcionadas e atividades de conscientização, especialmente voltadas a condutas de risco que contribuem para ocorrências graves no trânsito.
o longo desta semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou de iniciativas integradas com diferentes instituições parceiras em Goiás, dentro da programação do movimento Maio Amarelo, campanha voltada à conscientização e à redução de sinistros de trânsito.

BENEFICIADO DA SAIDINHA TEMPORÁRIA VOLTA À PRISÃO POR SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGAS EM SANTARÉM

O 2º Batalhão de Missões Especiais durante rondas na Rua Araguarina, bairro Prainha logrou êxito na captura de Edivan Rocha da Silva, 34 anos suspeito de tráfico de drogas, artigo 33, em Santarém.
De acordo com relato policial, ele foi flagrado com entorpecentes dentro de uma mochila.
Segundo informações o indivíduo estava em liberdade com poucas horas após na quarta-feira (27) após ter sido beneficiado com a “saidinha temporária. 
De acordo com relato policial, ele foi flagrado com entorpecentes dentro de uma mochila.

Polícia Civil do Pará prende quatro mulheres investigadas por estelionato sentimental em São Paulo

O grupo utilizava redes sociais e aplicativos de mensagens para aplicar o conhecido “golpe do amor”. Uma das vítimas é uma idosa de 71 anos .
As prisões ocorreram na cidade de São Paulo e uma das diligências de busca e apreensão ocorreu na cidade de Diadema, ambas no Estado de São Paulo.
A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos (DCCV), unidade vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), deflagrou a operação “Hollywood” com o objetivo de desarticular um grupo investigado pela prática de estelionato sentimental, conhecido como “golpe do amor”, além dos crimes de associação criminosa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Incêndio destrói residências no bairro do Guamá, em Belém

Fogo se espalhou rapidamente em vila residencial e mobilizou moradores na manhã desta quinta-feira .

Incêndio destrói residências no bairro do Guamá, em Belém Crédito: Redes sociais/ Acorda Pará
Um incêndio de grandes proporções atingiu duas residências na manhã desta quinta-feira (28), na rua Caraparu, no bairro do Guamá, em Belém.
As chamas começaram por volta das 8h e gerou preocupação entre os moradores da área.

PRF alerta motoristas sobre cuidados antes de viajar nas BR-163 e BR-230 no sudoeste do Pará

Durante entrevista, policial rodoviário federal destacou a importância da revisão veicular e chamou atenção para o intenso fluxo de carretas nas rodovias da região.

Em entrevista concedida à nossa equipe de reportagem, o policial rodoviário federal Ronimar reforçou a importância de os motoristas realizarem uma vistoria completa em seus veículos antes de pegar a estrada, principalmente nas rodovias BR-163 e BR-230, que registram grande movimentação de veículos pesados diariamente.

PM PRENDE JOVEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS EM SANTARÉM

Na terça-feira (26), o 3º Batalhão da Polícia Militar prendeu Wesley dos Santos Tavares suspeito de tráfico de drogas, no bairro Santarenzinho, em Santarém.
Diante disso, Wesley foi conduzido até a 16ª Seccional de Polícia Civil para adoção dos procedimentos cabíveis.
Segundo informações, a guarnição abordou o indivíduo em frente à residência e no decorrer da busca pessoal foram encontrados quatro invólucros de substâncias semelhante à Skank.
Ainda com base nas informações, em diligências no imóvel foram localizadas substâncias aparentando ser crack e mais quatro seringas contendo THC. 

PF recebe brasileiro preso na Bolívia em Campo Grande/MS

Foragido capturado em ação de cooperação internacional entre forças policiais dos dois países será encaminhado ao sistema penitenciário federal.
Campo Grande/MS.
 A Polícia Federal recebeu, nesta quarta-feira (27/5), em Campo Grande, o brasileiro preso na Bolívia durante ação de cooperação policial internacional realizada com a Força Especial de Luta contra o Narcotráfico (FELCN) da Polícia Boliviana.

‘Sua pizza chegou’, diz PM ao chegar ao local de pedido de socorro por violência doméstica

Durante uma ligação de pedido de socorro, que caiu no sistema do Centro de Operações da Polícia Militar, ela simulou um pedido de pizza.
Na frente da residência, a câmera corporal de um dos policiais também mostrou o momento que a mulher saiu da residência, assim como a prisão do agressor.
Uma mulher vítima de violência doméstica em São Paulo usou o telefone 190 para pedir socorro. 
Durante uma ligação, que caiu no sistema do Centro de Operações da Polícia Militar, ela simulou um pedido de pizza. 
O caso foi registrado na última sexta-feira, 23.
Ainda dentro da viatura quando estavam a caminho do imóvel, os policiais conversaram para decidir como iriam agir. 

PC deflagra operação e cumpre dois mandados de prisão por dívida de pensão alimentícia no Pará

A ação segundo a Polícia Civil teve como objetivo localizar e prender devedores de pensão alimentícia que estavam com mandados judiciais em aberto, além de realizar diligências investigativas e verificar a validade de títulos prisionais pendentes .
O delegado Ceio Versiani explicou que durante a operação, uma das prisões ocorreu na área urbana do município, em uma região de pontes.
A Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, deflagrou nesta terça-feira (26), em Oeiras do Pará, no Arquipélago do Marajó, a “Operação Pai Ausente”, que resultou no cumprimento de dois mandados de prisão civil por inadimplência de pensão alimentícia.
A ação segundo a Polícia Civil teve como objetivo localizar e prender devedores de pensão alimentícia que estavam com mandados judiciais em aberto, além de realizar diligências investigativas e verificar a validade de títulos prisionais pendentes.