quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Lançada campanha 'Não passe do ponto' contra a importunação sexual é lançada em Santarém

Campanha visa conscientizar a população e encorajar as mulheres a denunciar casos de importunação.

Lançamento da Campanha "Não passe do ponto " - Foto : Zé Redorigues /Tv Tapajós 

Foi lançada na manhã desta quarta-feira (26) em evento realizado no plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, oeste do Pará, a campanha "Não passa do ponto: 
O transporte é público, o corpo da mulher não!", em combate à importunação sexual, não só nos transportes coletivos, mas também em todo o município.
Do evento organizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), participaram representantes de órgãos de trânsito, segurança pública e saúde."Essa campanha vem para massificar a importância de que a mulher ao ser assediada ou ter essa importunação sexual, possa realizar a denúncia. Então tem um número no qual ela pode fazer a denúncia, que é o 190, e o 181 também. 
Então essa campanha é para massificar esse trabalho. 
E tem os parceiros também, que são a Polícia Civil, a Câmara Municipal de Santarém, a Equatorial, a Polícia Militar e o Parapaz, para que a gente possa conscientizar as pessoas que essa situação não pode avançar", disse o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Marcelino Xavier.
O Parapaz e o Centro Maria do Pará têm registro atualizado de que a importunação sexual de mulheres acontece constantemente.
"A gente vê nas redes sociais também essa importunação que vem ocorrendo. 
Então essa ação é para dar esse alerta para a população e encorajar as mulheres a realizar a denúncia. 
Principalmente agora no carnaval, onde a aglomeração de mulheres é grande, de adolescentes também, e isso aí, de repente, pode também ocasionar esse tipo de situação. 
No carnaval, as pessoas ingerem bebida alcoólica, vão para os blocos de carnaval, então é importante destacar essa ação", reforçou o secretário.
Cartaz da Campanha "Não passe do Ponto " tem números de 
telefones para denúncias -Foto : Divulgação
Durante o período do carnaval, haverá blitz educativa para a distribuição de materiais informativos, inclusive nas paradas de ônibus.
Presente no lançamento da campanha, a delegada titular da Deam, Andreza Souza, também destacou que em razão das festas carnavalescas, há um consumo maior de bebida alcoólica nesse período, o que potencializa o acontecimento de importunação sexual, daí a importância de orientar as mulheres para que façam valer os seus direitos.
"O objetivo da campanha é prevenir para que nós não tenhamos episódios dessa natureza durante as festas de carnaval, conscientizar as vítimas de que elas têm seus direitos, que elas têm como recorrer ao sistema de justiça, aos órgãos de proteção, e conscientizar também os possíveis autores para que não cometam, para que aproveitem as festas de carnaval de maneira pacífica, de maneira a não cometer nenhum delito. 
Nós sabemos que você abordar a mulher, você tentar alguma relação com a mulher não é crime, mas você precisa saber o limite. 
Então, antes de tocar o corpo da mulher, antes de fazer o contato físico, você precisa ter o diálogo", alertou a delegada.
Sobre a ocorrência de casos de importunação sexual, Andreza Sousa informou que há muitos registros na Deam, inclusive em transportes públicos, em carros de aplicativo, mototáxis. 
E com a aglomeração desse período carnavalesco, quando aumenta o número de pessoas dentro dos transportes coletivos, principalmente para Alter do Chão, pode propiciar que esse crime ocorra com maior frequência.
"Então, o objetivo da campanha é prevenir, orientar mulheres para que elas se tomem determinadas cautelas para evitar que sejam vitimizadas e conscientizar também os homens para que não pratiquem esse tipo de crime. 
Ao abordar uma mulher, tente uma conversa. Se essa conversa não progredir, se essa mulher mostrar desinteressada, imediatamente recue e não se seda tentando tocar o corpo dessa mulher", ressaltou.
De acordo com a delegada Andreza Souza, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) vai funcionar 24 horas durante todo o período carnavalesco, a partir de sexta-feira (28) à noite até a terça-feira de carnaval (04/03), recebendo todas as situações relacionadas a crimes sexuais e violência contra a mulher.
*Colaborou Alcindo Lima, da 94FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.