quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Marabá inicia construção de abrigos para famílias ribeirinhas diante da previsão de cheias

Marabá enfrenta enchentes de forma recorrente. A maior registrada nos últimos anos foi em janeiro de 2022, quando o nível do Rio Tocantins chegou a 12,76 metros acima do normal, afetando milhares de famílias.

A Prefeitura de Marabá, por meio da Defesa Civil, deu início à construção dos abrigos para famílias que podem ser afetadas por possíveis enchentes.
As primeiras estruturas já começaram a ser erguidas na entrada da Marabá Pioneira, como parte de um plano estratégico que envolve a instalação de 13 pontos de acolhimento distribuídos em áreas estratégicas do município.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, coronel Marcus Victor Lima Norat, o planejamento vem sendo elaborado há meses, com o objetivo de garantir proteção e dignidade às famílias ribeirinhas.“As obras já estão estabelecidas para abrigar as famílias.
A prefeitura de Marabá, junto à Secretaria de Obras Públicas e à Defesa Civil, atua preventivamente, respeitando as políticas nacional e estadual de Defesa Civil, tudo dentro da legalidade”, afirma o coronel.
O plano prevê a construção de até 1.500 abrigos caso o nível dos rios Tocantins e Itacaiunas alcance entre 10 a 13 metros. Cada unidade terá 4×4 metros — espaço suficiente para abrigar uma família de quatro a cinco pessoas, junto com seus pertences.
A expectativa é que, se necessário, os abrigos sejam erguidos a um ritmo de até 100 unidades por dia.
Acolhimento humanizado
Além da estrutura básica, o projeto inclui áreas de convivência, espaços recreativos para crianças (espaço kids), banheiros separados por gênero e locais específicos para lavar roupas e louças.
“Toda a dinâmica foi pensada para humanizar o acolhimento da população”, reforça coronel Norat.
Previsão das cheias
A Defesa Civil segue monitorando os rios e alerta para a possibilidade de novas cheias até o fim de março.
“A previsão é que o nível dos rios possa atingir 11,5 metros. Se isso acontecer, cerca de 600 famílias serão impactadas.
Estamos preparados para recebê-las da melhor forma possível”, destaca o coordenador.
Histórico de enchentes
Marabá enfrenta enchentes de forma recorrente.
A maior registrada nos últimos anos foi em janeiro de 2022, quando o nível do Rio Tocantins chegou a 12,76 metros acima do normal, afetando milhares de famílias.
Já em março de 2023, uma nova cheia histórica atingiu 11,94 metros, deixando cerca de 3.000 famílias desabrigadas ou desalojadas.
Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a importância da prevenção e da preparação antecipada para minimizar os danos e garantir um atendimento rápido e eficaz à população afetada.

Fonte :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.