quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Altamira inicia reestruturação do Turismo com a posse do Conselho Municipal de Turismo

Altamira, localizada no sudoeste do Pará, sempre foi um destaque pela sua vasta extensão territorial e belezas naturais, especialmente no turismo ecológico e de aventura.
Foto : Wilson Soares 
Com quase 160 mil quilômetros quadrados, Altamira é o maior município do Brasil, reconhecido por seu povo trabalhador e paisagens deslumbrantes.
No entanto, o setor turístico ainda carecia de uma organização pública eficaz que fomentasse o desenvolvimento dessa área de maneira estruturada e sustentável.
Com o Rio Xingu, um dos mais importantes do estado, e rodeada por uma floresta praticamente intocada, a cidade tem grande potencial para o turismo sustentável, atraindo visitantes em busca de experiências únicas na natureza.
Foto : Wilson Soares

Foi nesse contexto que a atual gestão municipal deu início a um processo de reestruturação do setor turístico, culminando na posse histórica do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) na terça-feira, 25 de fevereiro, após 22 anos da criação do Conselho.
Foto: Wilson Soares
Foto : Wilson Soares 
Esse evento marca uma nova fase para o turismo em Altamira, reforçando a importância de uma gestão pública voltada para o setor e estabelecendo um caminho mais claro e organizado para o futuro.
A cerimônia, realizada no auditório da Associação Comercial de Altamira (Aciapa), contou com a presença de autoridades locais, representantes de entidades, conselheiros e convidados, simbolizando o marco na evolução do turismo na cidade.
Foto : Wilson Soares 

O Comtur, criado pela Lei Municipal nº 1.506, de 2003, assumiu oficialmente sua missão de fortalecer o setor e implementar políticas públicas estratégicas para o turismo.
O Conselho é composto por 10 membros titulares, sendo cinco representantes de secretarias municipais, e cinco membros da comunidade diretamente ligados ao setor turístico, como a Associação Comercial de Altamira, o setor horteleiro, agências de turismo e transportes turísticos, além do Sindicato dos Artesãos de Altamira. 
Também foram empossados os Conselheiros Temáticos, responsáveis pela elaboração de estudos, planejamento estratégico e aprimoramento das ações turísticas.
Os conselheiros terão um mandato de dois anos, com possibilidade de renovação, e todas as atividades serão realizadas de forma voluntária, com o foco no interesse público. 
O principal objetivo do Comtur é desenvolver políticas públicas voltadas para o turismo, estimulando a geração de negócios, empregos e renda, e consolidando Altamira como um destino turístico de relevância nacional.
Wilson Soares, jornalista e conselheiro temático, que representa a Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet) no Comtur, destacou a importância desse momento para o município. 
“Este é um marco para Altamira. 
A gestão atual está comprometida com o desenvolvimento sustentável do turismo, e é motivo de celebração ver o empenho coletivo na construção de um setor mais forte e estruturado”, afirmou.
A secretária de Turismo, Priscilla Couto, também destacou a importância dessa conquista, enfatizando o impacto que o Comtur terá nas ações de fomento ao turismo e no desenvolvimento econômico da cidade. 
“Conseguimos dar legalidade ao nosso Conselho, e agora podemos construir uma nova história para o turismo da nossa região. 
O prefeito Loderan tem nos dado total apoio para que possamos trabalhar. 
Vamos oferecer cursos de capacitação para aqueles que atuam no setor, garantindo um atendimento de qualidade para os turistas que vierem a Altamira”, disse.
Foto : Wilson Soares 

O prefeito Loredan Mello, por sua vez, ressaltou o grande potencial turístico da região do Xingu, mencionando que, em um futuro próximo, o turismo pode se tornar uma das principais fontes de geração de emprego e renda para a população local. 
“O nosso legado, além dos projetos sustentáveis na área da produção, inclui o desenvolvimento do turismo. 
Estamos trabalhando em parceria com o governador Helder e o ministro do Turismo, Celso Sabino, para impulsionar essa atividade. 
Sabemos que Altamira tem um imenso potencial para se destacar no turismo, uma das maiores fontes de geração de empregos e renda no país”, afirmou.
Com a posse do Conselho Municipal de Turismo, Altamira avança decisivamente para fortalecer seu setor turístico, valorizando seu vasto patrimônio natural e estabelecendo as bases para um futuro próspero e sustentável.
Foto : Wilson Soares 

“Altamira é uma cidade rica, com recursos como o Rio Xingu, a produção de cacau, a agricultura, a pecuária e o comércio. 
Acreditamos que esses fatores atraem turistas para nossa região, especialmente neste ano de realização da COP-30”, destacou Deivison Sousa, conselheiro e vice-presidente da Associação Comercial de Altamira.
Fonte : Voz do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.